O que é?
Apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.
Quem tem direito?
As famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência.
Como vai funcionar:
O município envia para o Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo. Aqui, ele deve identificar o nome do responsável pela família, de preferência uma mulher.
A pessoa identificada como responsável pela família acessa o sistema, clicando no botão Sou Cidadão acima. Ela vai precisar usar sua conta GovBr para confirmar os dados.
Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.
As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.
Atenção!
Os dados cadastrais fornecidos para o processo de concessão do presente Apoio Financeiro poderão ser compartilhados com a EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV e com a CAIXA ECONÕMICA FEDERAL. Os dados cadastrais compartilhados serão apenas aqueles estritamente necessários para operacionalização e crédito do benefício, com fundamento na Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018) e no Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal no âmbito da Ação Direta de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 695.
Confira os beneficiados no município: