Como forma de melhorar o acesso das crianças e realizar reparos e adaptações que auxiliam no aprendizado e para prevenir doenças, o município de Imigrante e a Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ciranda de Sonhos efetuaram diversas reformas no prédio e adquiriram equipamentos para o educandário. Atualmente a escola conta com 28 alunos, de 1 a 3 anos de idade.
Foram trocados os vasos sanitários, pois quando a escola foi construída, o planejamento foi feito para atender crianças de até 6 anos, que atualmente não é mais a faixa etária atendida. Por isso, ocorreu a necessidade da troca dos sanitários por menores de uso infantil.
A limpeza de todos os aparelhos de ar condicionados foi realizado, pois a falta de manutenção e higienização pode afetar desde o funcionamento do equipamento e implicar em um maior consumo de energia, e até mesmo favorecer a ocorrência de problemas de saúde nas crianças que frequentam a escola.
Já a troca e instalação de lâmpadas de emergência foi efetuada por elas serem exigidas pela legislação, e são de suma importância, pois quando falta energia elétrica as crianças ficam apavoradas e choram. Também foi adquirido um roupeiro de aço.
Ainda serão trocadas as portas internas, serão abertas porta de acesso externo em duas salas, será construída uma rampa com a colocação de corrimão, e a troca da tela do solário. Estas reformas devem ocorrer nas próximas semanas.
As reformas realizadas pelo município, incluindo as que ainda estão por serem feitas, vão ter o investimento de cerca de R$11 mil de recursos próprios da municipalidade.
Em contrapartida a APM colaborou com a pintura do banheiro das crianças, adquiriram três poltronas para a secretaria e duas para os dormitórios, adquiriram um multiprocessador de alimentos, mesa com seis cadeiras para sala de professores, três “dindons” com capas para a turma A, e também arcaram com o conserto de um ar condicionado.
A diretora Marina Lurdes Michels explica que estas aquisições proporcionam mais conforto e aconchego para as crianças. Por exemplo, as poltronas auxiliam as atendentes que passam muito tempo com as crianças de colo, que ainda não caminham. Já a mesa para a sala das professoras, que não existia e foi pensada neste ano, é o espaço onde acontecem as reuniões pedagógicas do grupo de trabalho, estudos sobre temas e legislação da educação infantil, bem como, as reuniões gerais da escola. O investimento da APM foi de mais de R$3 mil.
“É importante que os pais e a comunidade imigrantense saibam a forma que estamos investindo os recursos na escola, tanto do município como da APM, e que nossa principal preocupação é com a saúde e o bem-estar das crianças que frequentam a Ciranda diariamente”, explica ela.
Imigrante