O projeto Sorria Imigrante, implantado durante o ano de 2017 ficou entre os seis melhores do Estado. O resultado foi divulgado no XIII Encontro Anual de Coordenadores do Programa Sorrindo Para o Futuro, realizado no dia 13 de março, no Teatro do SESC em Porto Alegre.
A ação do Programa Saúde na Escola, é uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e Assistência Social, e Educação, Cultura, Desporto e Turismo. A coordenação foi do dentista Jonas Caríssimi, e contou com o auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde e Auxiliar de Consultório Dentário. Ela consistia em um teatro de fantoches, apresentado pelas agentes a mais de 240 alunos do Ensino Fundamental.
A peça de aproximadamente 30 minutos tinha como personagens principais a menina Mariazinha e seu dentista, e no desenrolar da história, ela aprendeu as maneiras corretas de manter uma higiene adequada, a importância do banho, de lavar os alimentos, cortar unhas, pentear cabelos, escovar os dentes, lembrando também da importância de manter hábitos alimentares saudáveis.
Com relação ao Programa Sorrindo para o Futuro, mensalmente os profissionais da saúde visitam as escolas do município. A nutricionista faz a pesagem e medição das crianças, a fonoaudióloga faz testes de respiração bucal e nasal, e o dentista avalia a higiene e a situação bucal de cada aluno.
Caríssimi relata que a ação foi muito elogiada e que outros municípios vão implantar ideias parecidas nas ações.
Para a secretária da pasta, Regiane Möllmann, a saúde bucal faz parte da Estratégia de Saúde da Família que objetiva esse tipo de ação e o SESC vem a somar em nosso município. “Os projetos de prevenção são mérito de toda equipe que trabalha unida na elaboração de estratégias para o fortalecimento da atenção básica”, enaltece ela.
Imigrante