Desde 2006 o Convento Franciscano São Boaventura, localizado no bairro Daltro Filho em Imigrante, é cenário para a encenação da Paixão de Cristo. A encenação, que traz cerca de 10 mil espectadores por edição, faz parte do calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.
Neste ano Pablo Capalonga assumiu a direção geral do espetáculo, que conforme ele trará diversas novidades. Ele afirma que o público que prestigia a Paixão de Cristo todo ano se depara com novidades, se tornou uma característica da encenação contar os últimos dias da vida de Jesus Cristo de formas diferentes.
A principal novidade está na dramaturgia, onde o texto traz elementos com um toque pessoal, e além do personagem principal que é Jesus Cristo, haverá o soldado Cássio, um elo que o diretor afirma que irá aproximar a plateia com a história que estará sendo contada.
Outra questão mencionada por ele é a remodelação dos figurinos, onde parte deles foi restaurada e outra parte é totalmente nova. Os figurinistas convidados pelo diretor para trabalharem nas roupas foram Silvana Budke e Cris Vitalino, alunos do curso de Design de Moda da Univates, que se destacaram no Projeto Figurino desenvolvido pela universidade em parceria com o grupo de teatro da instituição.
Em termos de trilha sonora, ele destaca que cada personagem possui uma música tema de sua cena e particularmente ligada à emoção do seu personagem. Já os arranjos das músicas que serão interpretadas pelos cantores foram criados por Robson Bittencourt. Capalonga explica que as canções são contemporâneas, mas solicitou que os arranjos tivessem instrumentos já utilizados naquela época, como tambores.
Nesta edição, o iluminador Anilton Souza fará a criação e a execução da iluminação do espetáculo. Entre os trabalhos mais recentes executados por ele está a 11ª Bienal do Mercosul.
“Tudo isso não serviria se não ajudasse a direção a contar, de forma no mínimo eficiente, essa história tão importante da humanidade. Temos muitos recursos técnicos auxiliando, mas a grande expectativa minha, do elenco e de toda a equipe, é que a gente consiga contar uma história que emocione, que toque o coração das pessoas”, ressalta o diretor.
A XIII Paixão de Cristo de Imigrante é realizada pela Associação Cultural de Imigrante, conta com o patrocínio máster do Município de Imigrante e patrocínio da Cooperativa Sicredi, apoio da Uniflex e revendedoras Avon de Lajeado.
Imigrante