O município de Imigrante recebeu nos dias 8 de fevereiro e 1º de março o Ônibus Lilás, que esteve nas imediações do Complexo Esportivo em Daltro Filho e nas proximidades do Centro Comunitário de Arroio da Seca Baixa.
O ônibus foi cedido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, e as ações foram desenvolvidas pela equipe do CRAS, Saúde e Emater/RS-Ascar de Imigrante.
A assistente social Ana Caroline Schneider destaca a importância do projeto no combate à violência doméstica, pois a proposta é trabalhar políticas públicas levando informações a população sobre as formas de violência, sobre os efeitos dela na família e também mostrar que é possível buscar ajuda.
A equipe organizou diversas atividades, entre elas, rodas de conversa para tratar sobre o assunto, onde participaram as Assistentes Sociais, Psicopedagoga, Psicóloga e Advogada.
Ana ressalta que o ônibus tem o intuito de disseminar as essas informações, e que existe uma rede de proteção e auxílio. Caso alguém tenha uma denúncia, pode fazê-la anonimamente pelo 180 ou disque 100, e também procurar o CRAS que irá auxiliar a vítima.
Como a vinda do ônibus antecedeu as atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, a equipe mediu pressão arterial, fez testes rápidos, e também fez maquiagem e penteados, para cuidar da saúde e autoestima das mulheres que participaram das ações.
Também ocorreram exposição de artesanato e as presentes receberam dicas da Emater sobre culinária, cultivo de alimentos, artesanato, entre outros.
Imigrante