Pensando em modificar a situação atual referente à violência contra a mulher, o Poder Público Municipal, em conjunto com as demais entidades do município estão buscando ações que venham dar visibilidade à luta em respeito às mulheres.
Assim, em parceria com a secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos – Departamento de Políticas para as Mulheres e o Programa Mulher: Vida e Direitos, o município estará recebendo pela primeira vez o Ônibus Lilás, que ficará em Imigrante nos dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2018.
No dia 28 ele estará em Daltro Filho, junto ao Complexo Esportivo e dia 1º de março em Arroio da Seca Baixa, junto ao centro comunitário de Arroio da Seca Baixa. As atividades iniciarão às 8h30min com rodas de conversa, oficinas com a Emater, artesanato, testes rápidos com a equipe da saúde, atividades físicas e momentos de beleza para as mulheres.
Equipado com salas fechadas para garantir privacidade, o ônibus lilás é um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. O atendimento no município vai disponibilizar uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada.
Conforme a Assistente Social, Ana Schneider, as diversas conquistas que as mulheres tiveram nestes últimos anos não estão sendo suficientes para barrar a cultura machista que as persegue e maltrata. “A violência contra as mulheres é uma realidade que permeia todos os espaços, seja na rua ou dentro de casa, envolvendo todas as classes sociais, etnias e religiões”, explica ela.
A vinda do Ônibus Lilás faz parte da programação que antecede o Dia da Mulher e os eventos alusivos à data no município.
Imigrante