Façarte apresentou “Nos Passos de São Francisco de Assis”

Cultura - Quinta-feira, 27 de Outubro de 2016


Façarte apresentou “Nos Passos de São Francisco de Assis”

O Grupo Teatral Façarte de Imigrante apresentou a peça “Nos Passos de São Francisco de Assis” na quinta-feira, 19 de outubro, em uma grande estrutura de palco, montada na Igreja Matriz São João Batista do bairro Daltro Filho, em Imigrante.
O evento era aberto à toda comunidade, porém, a maior presença foi dos Frades Franciscanos que estavam no Convento Franciscano no Capítulo Provincial.
A peça, foi uma solicitação dosFreis Franciscanos, acatada pelo grupo e pela Associação Cultural, para a comemoração dos 50 anos de autonomia e dos cem anos da presença franciscana no Rio Grande do Sul.
O enredo contou sobre a decisão de Francisco de Assis em largar a família e bens materiais, para viver sem posses, seguindo as orientações de Deus para auxiliar as pessoas. A peça foi dirigida por Marcelo Brentano.
Ao final, o Coral Vozes apresentou-se com três músicas, sob a regência de Martin Alexandre Altenvogt, e o público, pediu bis aos cantores.
Para o administrador do Convento, Frei Nelson Muller, a noite foi marcante e inesquecível. A peça coroou a assembleia dos franciscanos, que celebravam o jubileu de ouro de província autônoma no RS.
“ Foi emoção do primeiro ao último minuto da apresentação. Percebeu-se a grande atualidade de São Francisco de Assis na Igreja e no mundo de hoje. o grupo conseguiu transmitir a mensagem de paz de fraternidade e de amor a todas as criaturas, que caracterizam o carisma franciscano. Transpareceu nitidamente que livre é a pessoa que sabe desvencilhar-se da escravidão do ter e entregar-se nas mãos de Deus, como São Francisco. E para sublimara noitada, o coral Vozes brindou a plateia com alguns cânticos”, relata Muller.
Em agradecimento, os frades enviaram uma carta. Um dos trechos da carta dizia “O vosso trabalho não engrandece só os Frades, mas enaltece o povo de Deus contribuindo para a visibilização dos talentos locais, do conhecimento da beleza do Município, bem como mostra que a Espiritualidade Franciscana perpassa por diversos espaços, incidindo o âmbito social, político, cultural, e ecumênico, não se restringindo ao religioso, fazendo dela “Espiritualidade em saída”.
Ao final, incentivaram a continuidade do trabalho e assinaram o documento, que foi entregue aos grupos e Prefeitura Municipal.

Prefeitura Municipal


Imigrante