A assembleia regional da Consulta Popular 2025/2026 reuniu cerca de 140 pessoas na quinta-feira, dia 11 de setembro, no auditório da Univates, em Lajeado. O encontro teve como objetivo definir as quatro propostas que irão compor a cédula de votação, prevista para ocorrer entre os dias 6 e 10 de outubro.
O Vale do Taquari terá à disposição R$ 2,057 milhões para investimento. Os dois projetos mais votados entre os quatro selecionados receberão os recursos — sendo 55% destinados ao primeiro colocado e 45% ao segundo.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche, participou da assembleia, reforçando a importância do engajamento da comunidade regional nesse processo democrático, que desde 1998 possibilita à população definir parte das prioridades de investimento do Estado.
A votação será realizada de forma online, pelo portal da Consulta Popular e também via WhatsApp. O título de eleitor vinculará cada votante ao seu município, sendo permitido o voto em apenas um projeto. Os dois mais votados serão contemplados com os recursos.
Propostas aprovadas para a votação:
• Meio Ambiente: Proteção de nascentes e olhos d’água, com a construção de estruturas físicas de proteção para captação e armazenamento de água;
• Trabalho: Programa regional intensivo de qualificação, visando à recuperação econômica e social do Vale do Taquari;
• Agricultura: Armazenamento de grãos na propriedade rural – materiais para construção e equipamentos;
• Turismo: Fomento ao turismo rural, com oportunidades de aperfeiçoamento do turismo na região.
Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Imigrante
Imigrante