Outubro é o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama, conhecida como “Outubro Rosa”. Imigrante está promovendo ações para conscientizar as pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, que podem salvar muitas vidas.
Segundo a médica ginecologista e mastologista Daiane Bonella Coltro, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no país, e Porto Alegre é a capital com maior incidência, onde a projeção para 2016 é de que 130 para cada cem mil mulheres desenvolvam a doença.
A apalpação das mamas e a mamografia anual de mulheres com mais de 40 anos, são as principais formas de detecção do câncer em estágio inicial, onde há grandes chances de cura.
Nesta sexta-feira, 07 de outubro, a equipe da saúde irá realizar uma mobilização nas ruas de Imigrante, abordando as pessoas nas ruas e informando sobre a importância da prevenção.
A enfermeira Luciana Magalhães também fará pequenas palestras em empresas do município, que serão agendadas conforme a disponibilidade de cada uma.
Já no sábado, 29 de outubro, será realizado no Centro de Saúde a campanha de coleta de exame citopatológico, o pré-câncer de colo de útero, e apalpação das mamas.A ação visa principalmente mulheres que tem dificuldade de realizar o exame no horário normal de atendimento, em razão do emprego, como exemplo.
As interessadas devem contatar o Centro de Saúde, pelo telefone (51) 3754 1031 e agendar horário.
Imigrante