O Centro de Atividades Integradas (CAI), programa de contraturno escolar da Secretaria de Educação de Imigrante, se prepara para dar início às suas atividades no dia 18 de fevereiro. Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (13/2), foram alinhadas as diretrizes do programa com os professores e monitores, com o objetivo de garantir um ambiente educativo de qualidade para os alunos.
Uma das novidades deste ano é que as atividades do CAI passam a ser conduzidas exclusivamente por profissionais vinculados à Secretaria de Educação, substituindo a antiga parceria com o Senac.
O CAI atenderá alunos do Jardim A ao 4º ano das EMEFs Arco-Íris e Santo Antônio, e as atividades ocorrerão no antigo prédio da EMEF Ernesto Alves, na Linha Ernesto Alves, Seca Baixa. As turmas frequentam o espaço duas vezes por semana, com o auxílio do transporte escolar. O programa oferece diversas atividades educativas, como Artes e Artesanato, Sustentabilidade (Horta), Hora do Conto, Dramatização, Inteligência Emocional, Raciocínio Lógico (Jogos lúdicos), Leitura Individual e Coletiva, Recreação (Investigação e socialização), além de aulas de Educação Física, Música, Língua Inglesa e Língua Alemã.
A coordenadora Pedagógica Kauane Haberkamp celebra o momento e destaca a importância do trabalho em equipe. “Estar à frente da coordenação Pedagógica deste espaço é gratificante. Agradeço à professora Amanda, que auxiliou no início dessa caminhada, e à Secretaria de Educação pela confiança no meu trabalho. Além disso, me sinto confiante por ter uma equipe de excelência ao meu lado, prontos para fazer um trabalho lindo com as crianças em 2025”.
O secretário de Educação, Carlos Lutterbeck, reforça a importância do programa. “O CAI é um espaço que complementa a formação escolar, proporcionando uma série de atividades diversificadas. Nossa intenção é agregar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento integral dos nossos alunos”.
Na próxima segunda-feira (17/2), os alunos ficarão nas escolas para preparações, com as atividades do CAI efetivamente começando na terça-feira (18/2). A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a educação, investindo na qualificação dos profissionais e oferecendo uma educação completa e enriquecedora para as crianças de Imigrante.
Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Imigrante
Imigrante