O município de Imigrante conquistou, na quinta-feira, 5/12, o Selo Ouro de Município Amigo da Vacina, uma honraria concedida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O reconhecimento destaca o município por atingir as metas de cobertura vacinal do calendário básico, com foco nas vacinas Pentavalente, Tríplice Viral e HPV.
A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual (MPRS), em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades como a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o governador do Estado, Eduardo Leite.
A enfermeira Viviane Franz representou Imigrante, para o recebimento do Selo. “É um orgulho para nós, pois é resultado do trabalho conjunto entre os profissionais da secretaria de Saúde, principalmente da equipe de vacinação e as agentes de saúde. A secretaria da Educação também tem papel fundamental por solicitar a atualização de vacinas na hora na matrícula dos alunos. Juntos, visamos consciencializar os pais e responsáveis sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia e proteger as nossas crianças e adolescentes”.
A técnica em enfermagem responsável pela Sala de Vacina, Jaqueline Stevens Mildner, destacou as ações realizadas pela secretaria da saúde. “A abertura do Centro de Saúde no terceiro sábado do mês, proporcionando uma maior facilidade para os pais levarem os seus filhos à vacinação, além da busca ativa das Agentes de Saúde foram importantes ações realizadas para superamos as metas de vacinação em Imigrante”.
Para receber o selo, foi avaliada a cobertura vacinal registrada em 2023, com metas como 95% de cobertura na terceira dose da vacina Pentavalente para crianças menores de um ano, 95% de cobertura na primeira dose da vacina Tríplice Viral para crianças de um ano, 80% de cobertura da vacina HPV em adolescentes de nove a 14 anos (uma dose). Imigrante foi um dos 139 municípios do Estado a alcançar todas as metas, reforçando o compromisso com a saúde pública e a imunização da sua população.
RESULTADOS:
Categoria Baby – Pentavalente: 125%
Categoria Dente de Leite – Tríplice Viral – 133.33%
Categoria Teens – HPV – 86.49%
As Vacinas:
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Está indicada no primeiro ano de vida do bebê, em um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade).
Tríplice viral: protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. É indicada uma dose aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses com a tetraviral (tríplice viral mais varicela).
HPV: protege do Papilomavírus Humano, responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacina é indicada para meninas e meninos de nove a 14 anos, com esquema de dose única.
Imigrante