A história dos dez anos do Dia Mundial do Rock

Cultura - Sábado, 16 de Novembro de 2024


A história dos dez anos do Dia Mundial do Rock

O primeiro DMR foi realizado em um domingo, dia 20 de julho 2014, em um caminhão emprestado na rua Getúlio Vargas, em frente ao antigo restaurante Cléber. A ideia de realizar um evento para homenagear o Rock surgiu em uma conversa no Bar Esquinão de um grupo de amigos e músicos Ramão Jackish, Robson Jackish, Mathias Dressler, Moisés Andrade, Roger Corotto e Charles Porsche, à época vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. 

As 04 bandas que se apresentaram foram bandas Lokos D’Bira de Esteio, Dorsia de Arroio do Meio, Franchicos de Lajeado e O Bando, de Imigrante. 

O segundo DMR foi em 18 de julho de 2015. 09 bandas subiram ao palco que foi montado em frente ao Cactário Horst. Foi a partir de 2015 que iniciou o encontro de Carros Antigos e foi organizada a praça de alimentação para a venda de bebidas e lanches.

O terceiro DMR foi realizado em frente ao Restaurante Esquinão em 2016. A partir deste ano iniciou-se o encontro de motos. Foi o primeiro ano que o evento passou a ser realizado em mais de um dia, nos dias 16 e 17 de julho, tanto pela procura de banda como pelo apelo do público. Onze bandas participaram do evento.

O quarto DMR foi em 15 e 16 de julho de 2017. Desde então é realizado aqui na Praça Henrique Brückner. A estrutura do palco já estava melhor para as 11 bandas, mas ainda estávamos sem cobertura para o público estimado em 3 mil pessoas.

Em 2018 foi realizada a quinta edição do DMR. Quinze bandas subiram ao palco nos dias 14 e 15 de julho para animar um público de 4 mil pessoas. O evento já recebeu mais investimentos sendo colocada uma pequena cobertura para os dois dias de muito sol e noites frias.

O sexto DMR foi realizado nos dias 20 e 21 de julho de 2019. Quinze bandas subiram ao palco do evento. O calor de 30 graus em julho necessitou de um sombrite para o público de 6 mil pessoas.

Em 2020 veio a pandemia, e todos os eventos foram cancelados.

Mas em 2021, mesmo ainda com restrições, o sétimo dia mundial do rock de Imigrante começou a tomar proporções maiores e a estrutura foi ampliada, assim como os dias do evento. Apesar de comemorarmos o Dia Mundial do Rock em 13 de julho, a comissão decidiu realizar o evento no mês de novembro, por ser menos frio e ter menos incidência de chuva. Vinte bandas subiram ao palco entre os dias 11 e 14 de novembro e fizeram o show para mais de 10 mil pessoas.

A edição de 2022, a oitava foi realizada de 11 a 14 de novembro, 20 bandas animaram o público estimado em mais de 12 mil pessoas. Além de ter sido o primeiro ano de quatro dias de programação, foi também o ano da nossa 1ª Rústica Rock’n Run.

Em 2023 a nossa nona edição foi reprise do Woodstock 94. A chuva não deu trégua, mas apesar do mau tempo, 10 mil pessoas participaram da programação e tivemos 4 dias de evento, consolidando cada vez mais no calendário de festividades do município. Depois disso realizamos obras para melhorar a drenagem do nosso campo e também para este ano aumentamos a nossa arena de shows.

Chegamos à décima edição do DMR e queremos bater o recorde de público, pois serão dias de muito sol e sem chuva. Ótimas atrações e estrutura renovada. Consolidamos Imigrante como a Capital do Rock. Preocupados em oferecer uma estrutura de qualidade, segurança e bem-estar para as bandas, os expositores, mas principalmente para o público, a administração municipal realiza obras e investimentos constantes para melhorar a estrutura do Dia Mundial do Rock.

Tudo foi pensado e organizado para termos um belo evento. A estrutura do palco, a arena coberta, o som, as luzes, a qualidade das bandas, segurança terceirizada, equipe de limpeza, banheiros, expositores e praça de alimentação, enfim, tudo para termos esse belíssimo evento para vocês.

Nesses quatro dias de programação, serão 21 bandas para animar o público. Além do festival do Rock, foi realizada ontem a segunda edição da Rústica Rock`n Run, amanhã, sábado, neste sábado teremos o oitavo encontro de motos e no domingo o nono encontro de carros antigos.

Toda a programação não tem cobrança de ingresso, mas visando o cunho social, a qual deu origem ao Dia Mundial do Rock, o público poderá realizar a doação de 1 kg de alimento não perecível, que serão encaminhadas para entidades sociais. Também poderá ser feita a doação espontânea de dinheiro para a manutenção das atividades culturais da Associação Cultural de Imigrante.

A praça de alimentação com diversas opções de lanches, venda de bebidas, tatuagens, comercialização de camisetas e assessórios, entre outros.
O DMR 2024 tem o apoio da Brigada Militar de Imigrante, Consepro, AIEL, Bombeiros Voluntários IMICOL, Equipe da Saúde e segurança terceirizada para garantir a segurança do público e auxiliar em qualquer eventualidade.

Para quem quiser mais tranquilidade haverá a opção de acampamento de sábado para domingo no Ginásio de Esportes, com espaço coberto, segurança, banheiro e chuveiro.

Queremos agradecer a toda a equipe da Prefeitura de Imigrante, em nome do prefeito Germano Stevens, do vice-prefeito Fabiano Acadroli, a todos os secretários, a todos os servidores da prefeitura Municipal de Imigrante e da Associação Cultural por se dedicaram há semanas na organização do décimo Dia Mundial do Rock.

O Dia Mundial do Rock em Imigrante é promovido pela Associação Cultural de Imigrante com patrocínio Diamante: Sicredi, BAT Brasil, Metalúrgica Hassmann, Prefeitura de Imigrante e patrocínio Prata da Gota Limpa. As apresentações da Orquestra Municipal de Imigrante e da Orquestra Jovem têm projeto aprovado no Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio pela Metalúrgica Hassmann.

 

Prefeitura Municipal


Imigrante