Imigrante realiza troca de laboratório de próteses dentárias

Saúde - Quinta-feira, 04 de Julho de 2024


 Imigrante realiza troca de laboratório de próteses dentárias

A Secretaria Municipal da Saúde de Imigrante realizou neste ano a troca do laboratório de confecção de próteses oferecidas gratuitamente pelo Programa de Próteses Dentárias. O novo laboratório é a ADJ Próteses Dentárias de Marquez de Souza. Com a troca, nenhum paciente apresentou queixas quanto a adaptação.

O Programa Municipal de Próteses Dentárias consiste no fornecimento gratuito de próteses totais (chapas) e parciais(pontes) removíveis. Antes da moldagem, o paciente passa por triagem para a verificação de outras necessidades como a limpeza, extração ou obturações de dentes.

Um dos beneficiados foi Vanderlei Diemer,46, da Linha Herval, que já pode sorrir sem receio e retomar a mastigação correta dos alimentos. “ Eu indico, pois para mim deu muito certo” disse.

A outra moradora a indicar o serviço prestado pela dentista Daiane e pelo novo laboratório é a moradora do Bairro Esperança, Analice de Castro, 56 anos. “Já havia participado do outro programa, mas não tinha jeito de usar a prótese, que além de não conseguir me adaptar, os dentes não combinavam com o meu rosto. Agora com apenas alguns ajustes, já consigo usar perfeitamente a prótese. A dentista fez inúmeras medições para garantir que ela servisse bem” destacou.

Conforme a dentista Daiane Osterkamp o tratamento impacta diretamente na autoestima, bem-estar social e qualidade de vida dos pacientes. “Os pacientes ficam muito felizes e satisfeitos com a reabilitação, é gratificante”, diz.

A ACD Mônica explica que todo o processo de moldagem e testagem é realizado na unidade de saúde, não havendo necessidade de deslocamento até o laboratório. Os interessados em participar desta etapa deverão inscrever-se diretamente no Centro de Saúde da Família, em horário de atendimento.

O município conta com três consultórios odontológicos, dois no Centro de Saúde e um na Unidade Básica de Saúde de Daltro Filho. Com três profissionais, são 70 horas semanais de atendimento, supridas por três profissionais, Leandro Bünecker, Daiane Osterkamp e Alexandre de Freitas Gomes.

Fotos Cris Thomé

Prefeitura Municipal


Imigrante