Água de poços de associações não estão aptas ao consumo humano

Saúde - Terça-feira, 04 de Junho de 2024


Água de poços de associações não estão aptas ao consumo humano



A Secretaria da Saúde, através da Vigilância Sanitária, realiza mensalmente análise da água nos poços artesianos da municipalidade e das Associações de Água no interior. As coletas são realizadas pela Fiscal Sanitária do município de Imigrante, Niele Versteg. As amostras são encaminhadas para a 16ª Coordenadoria e após análise no LACEN em Santa Cruz do Sul.

Conforme Niele, na análise de maio, com resultado recebido nesta segunda-feira, 03, houve inconformidades nas amostras de água da associação da Linha Castro Alves. Nas Associações de Água da Linha Rechts/Linha Garibaldi e Linha Michels, há desabastecimento, ou ainda, a ligação temporária de poços não clorados, devido aos eventos climáticos recentes.

A água destas comunidades NÃO está apta para o consumo humano, ou seja: para beber; fazer comida; lavar frutas, verduras, louças; e realizar a higiene bucal, por exemplo.

A administração municipal já está tomando as medidas para que a água volte a ser potável. Enquanto isso, os moradores destas localidades devem buscar a água para o consumo no Cras, de forma gratuita. O Cras está localizado na Rua Guilherme Ernesto Lagemann, ao lado do Ginásio Municipal, com atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Para a realização da higiene pessoal é recomendado que a água seja fervida, com a adição de hipoclorito 2,5% na proporção de duas gotas para cada litro de água, ou uma colher de sopa para cada 20 litros de água. O hipoclorito está sendo distribuído em frascos de 50ml para a população. A solicitação deve ser realizada junto a vigilância sanitária do município, no Centro de Saúde. O contato com a vigilância pode ser realizado pelo 3754 1163 ou 51 98184 3292.

Como tornar a água potável

Água fervida – Ferver a água é considerado um dos métodos mais seguros para tornar a água potável, pois mata vírus, bactérias ou parasitas presentes na água que podem causar doenças.

Para ferver a água, primeiro deve-se colocar um pano limpo e seco, na abertura do recipiente, para filtrar a água ao adicioná-la no recipiente. Em seguida, retirar o pano e levar a água ao fogo.

Quando a água entrar em ebulição, ou seja, começar a formar bolhas e vapor, deixar fervendo por pelo menos 5 minutos. Em seguida, desligar o fogo e esperar a água esfriar, estando pronta para beber. A água fervida pode ser consumida pelo período máximo de 24 horas.
 

Desinfecção com hipoclorito– O hipoclorito de sódio é outra forma bastante eficaz de eliminar vírus e bactérias da água e torná-la potável, diminuindo riscos para a saúde. Deve-se usar 2 gotas de hipoclorito a 2,5% para cada 1 litro de água, tampar o recipiente e deixar agir por 30 minutos antes de beber. Esse método de desinfecção da água pode ser uma alternativa nos casos de impossibilidade de ferver a água, no entanto, não elimina parasitas mais resistentes, como Cryptosporidium sp. e Giardia lamblia, que podem causar criptosporidíase e giardíase, respectivamente. A água desinfectada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.

Prefeitura Municipal


Imigrante