No último encontro do Grupo Bebê a Bordo, em 15 de abril, as gestantes tiveram uma conversa com a dentista Daiane Osterkamp.
O tema abordado foi a importância da saúde bucal das gestantes e dos bebês. Neste período as futuras mamães sofrem alterações hormonais, portanto devem redobrar os cuidados com a higienização bucal para evitar doenças e agravos como cárie dentária, gengivite e periodontite. A presença de placa bacteriana sobre os dentes e infecções gengivais, faz com que bactérias possam migrar da boca para a corrente sanguínea e induzir um parto pré-maturo.
A profissional falou sobre o protocolo de avaliação do Teste da Linguinha. O exame é realizado na UBS pelo Dentista e deve ocorrer nos primeiros dias de vida da criança. “O exame é indolor, realizado em alguns minutos e possibilita diagnosticar a ‘língua presa’ que pode acometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar” ressaltou. O exame deve ser marcado pelos pais ou responsáveis apresentando a Caderneta da Criança.
Destacou a importância do aleitamento materno, e seus benefícios para desenvolvimento corretos dos maxilares, instruiu a correta higienização de boca e dentes durante o desenvolvimento dos mesmos, assim como a importância de criar vínculo entre criança e cirurgião dentista desde os primeiros anos de vida para que se estabeleçam hábitos saudáveis para a fase adulta.
A dentista também ressaltou a importância de procurar acompanhamento odontológico durante todo período gestacional.
Fotos Cris Thomé
Imigrante