O Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra a gripe que ocorria normalmente em abril e maio. Em Imigrante iniciou na quinta-feira, dia 21 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A antecipação visa proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, antes do inverno.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Para se vacinar o grupo prioritário deve procurar a UBS do Bairro Daltro Filho das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h ou o Centro de Saúde das 7h30 às 18h.
Podem se vacinar:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Idosos com 60 anos ou mais; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) e outros.
Os professores não precisam procurar as UBS, pois a Secretaria da Saúde entrará em contato com cada escola para programar o cronograma de vacinação. A vacinação será ofertada conforme a quantidade de doses recebida pela Coordenadoria de Saúde.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Imigrante