Grupo Bebê a Bordo ressalta a importância do desenvolvimento da fala na infância

Saúde - Quarta-feira, 18 de Outubro de 2023


Grupo Bebê a Bordo ressalta a importância do desenvolvimento da fala na infância

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, realizou, dia 11 de outubro, o encontro do Grupo Bebê a Bordo. A iniciativa reúne gestantes e mães, pais e familiares de bebês, no auditório do Centro de Saúde. A abordagem do mês de outubro foi a importância do desenvolvimento da fala na infância, com a fonoaudióloga Elisete Ziani. Segundo a profissional, a família tem um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem na infância. Por isso, é muito importante estimular, desde cedo, a fala do bebê. O grupo é coordenado pela Enfermeira Viviane Franz Stevens e conta com a participação de uma equipe multidisciplinar para dar dicas sobre os cuidados, orientação e esclarecimento de dúvidas.

“Na primeira infância a criança começa a se desenvolver e podemos observar grandes picos de desenvolvimento no sistema motor e cognitivo, principalmente nos primeiros dias de vida, onde acontece o amadurecimento das estruturas cerebrais. Por isso, é preciso estar ciente de que as crianças passam por um aprendizado dos sons da língua intenso ao longo da sua primeira infância (até os 4 anos de idade) e, nessa fase de descoberta, podem acontecer muitas alterações na fala por ser o primeiro contato da criança com as palavras. Nesse período falar errado é comum, faz parte da infância, mas após essa idade a criança pode estar com problemas”, alerta Elisete.

Para estimular o desenvolvimento da fala, o ideal é que a família mantenha uma boa comunicação desde o nascimento, contando tudo que estão fazendo juntos, conversando bastante com o bebê. Por exemplo, durante o banho, troca de roupa, refeições, nomear as partes do corpo, comida, peças de roupa – sem usar palavras no diminutivo ou apelidos. Quando passearem, falar sobre o caminho, o lugar que estão, comentar a situação. “Isso vai mostrando ao bebê a importância da comunicação”, explica.

Outra dica é cantar e ler para as crianças. Esse hábito promove o desenvolvimento da linguagem falada e, mais tarde, estimula o interesse pela linguagem escrita. A partir dos 5 meses de idade, os bebês começam a emitir alguns sons com a intenção de se comunicar, mas é por volta de um ano e meio que começa a apresentar um vocabulário maior. “Os pais não podem incentivar o filho a falar errado, ainda que achem ‘bonitinho’, é recomendado que sempre falem de forma correta. O modelo de fala do adulto é que gera o padrão de fala da criança. Ao perceber que a criança está demorando a falar ou quando fala aparece uma quantidade grande de erros ou fala ininteligível, o mais indicado é procurar um especialista”, completa a fonoaudióloga.

Fotos: Divulgação

Prefeitura Municipal


Imigrante