A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, recebeu R$ 350 mil da Secretaria Estadual da Saúde, para a ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde. Conforme portaria do Governo do Estado, o intuito é qualificar a Rede Bem Cuidar RS. O recurso é oriundo do Programa Avançar para as Pessoas.
O projeto de ampliação contempla 297 metros quadrados do Centro de Saúde da Família. Serão construídas quatro salas de atendimento para terapias integradas, dois sanitários com acessibilidade, auditório e cozinha. Internamente, as paredes receberão pintura acrílica e sanitários com revestimento até o teto, facilitando a higienização.
Conforme a secretária da Saúde e Assistência Social, Jóice Cristina Horst, o Município foi contemplado com a ampliação do Centro de Saúde porque aderiu à Rede Bem Cuidar e segue todas as estratégias propostas pelo Estado. “O Selo Ouro, recebido recentemente, é o reconhecimento da implementação dessas ações. Num primeiro momento, pensamos em ocupar as salas com práticas integrativas, mas podemos utilizá-las para outros atendimentos dentro das nossas necessidades. A construção do auditório é necessária, pois temos inúmeros eventos e grupos, e estes não comportam mais o espaço atual”, explica Jóice.
A conquista deve-se, também, ao bom relacionamento da Administração Municipal com as esferas superiores de governo. “A Saúde e Assistência Social são serviços essenciais, que não podem parar, se adequando permanentemente às necessidades das pessoas. Dessa forma, estamos sempre atentos, tanto às necessidades da comunidade, quanto às oportunidades de adesão a programas, que nos permitem obter recursos. Neste caso, a ampliação do Centro de Saúde, mas também para aperfeiçoamento dos nossos profissionais, aquisição de equipamentos e tudo o que faz parte do bem atender a comunidade”, declarou o prefeito Germano Stevens.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
Imigrante