Nos dias 02 e 03 de setembro, Imigrante recebeu o grupo folclórico Vagonár. Originário da Eslováquia, o conjunto, formado por 30 artistas, é formado por dançarinos, e instrumentistas e veio ao Brasil para participar do Festival de Dança de Nova Prata, fazendo uma parada no município. Os dançarinos e famílias do grupo Sonnenlicht acompanharam e hospedaram esses dançarinos, e no domingo, dia 03, às 19h, no Centro Comunitário Arroio da Seca, ocorreu a grande apresentação deste grupo profissional, que foi antecedida pela apresentação do grupo Sonnenlicht.
O prefeito Germano Stevens agradeceu à Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e a Régis Eduardo Bastian, que trouxe o grupo a Imigrante. “Estamos tendo a oportunidade e o privilégio de ver um grupo eslovaco se apresentando aqui no nosso município. Isso graças ao esforço da equipe da Secretaria de Cultura, e do Regis. Este grupo segue para Nova Prata, mas pode visitar nosso município, dando-nos a oportunidade de vê-los dançar. Para nós é uma honra”, declarou Germano Stevens.
O prefeito lembrou, também, do Coral Municipal, que na manhã de domingo cumpriu um compromisso muito especial. “Hoje é um dia muito importante para Imigrante, pois nosso Coral Municipal recepcionou a comitiva que trouxe o fragmento do Cristo Protetor, que foi abençoado pelo Papa Francisco. O Coral foi convidado para estar no Aeroporto Salgado Filho, para prestar essa homenagem. Então é uma honra para nós participar desse momento tão importante”, disse.
A vinda do Vagonár para Imigrante foi intermediada por Régis Eduardo Bastian. Bastian foi Presidente da Federação Brasileira de Artes Folclóricas por 20 anos e é Presidente do Setor Americano da FIDAF desde 2012 e desejou que todos apreciem o espetáculo e agradeceu à Administração Municipal, na pessoa do prefeito Germano Stevens, pela coragem de criar uma secretaria de cultura no Município.
“Espero que vocês apreciem este espetáculo, pois dificilmente uma companhia dessas voltará a atuar em Imigrante. Quero elogiar muito a Administração Municipal, na pessoa do prefeito Germano, pois, embora ter uma secretaria de cultura faz parte do Plano Nacional de Cultura, muitos municípios ainda não têm. E Imigrante, na pessoa do prefeito Germano, conseguiu implantar a Secretaria”, pontuou.
O secretário da Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche, agradeceu ao grupo Sonnenlicht pela acolhida aos dançarinos eslovacos. “Os dançarinos estão felizes, satisfeitos com a cidade e o acolhimento do nosso povo. Quero agradecer ao grupo Sonnenlicht, que desde o início abraçou a ideia, ajudou a organizar, e a grande maioria dos dançarinos do grupo Vagonár está hospedada na casa dos componentes do Sonnenlicht. Agradeço especialmente à Administração Municipal, que, sempre que trazemos uma proposta dessas, abraça a causa de forma incondicional”, declarou.
O Vagonár foi criado em 1972 e funciona na cidade de Poprad – situada na parte oriental da Eslováquia, sob as montanhas do Alto Tatra. O Vagonár participou em vários eventos e festivais folclóricos na Eslováquia e em países como Espanha, Itália, Alemanha, República Tcheca, Turquia, França, Bélgica e Romênia.
Fotos de Cris Thomé
Imigrante