A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social oferece Reiki, Reflexologia e Auriculoterapia. As práticas integrativas complementares (Pics) estão implementadas em sua totalidade e as profissionais já recebem os pacientes. Além disso, a implementação das Pics no sistema de saúde do município passou por aprovação do Conselho Municipal de Saúde. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3754-1031, com Marlise ou Katherine (Centro de Saúde), ou (51) 3754-0457, com Louvani (UBS do bairro Daltro Filho).
“O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares (PICS) na atenção básica. É uma modalidade que utiliza recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Além disso, quando necessário, as PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade ou como tratamento paliativo em algumas doenças crônicas”, explica a secretária Jóice Cristina Horst.
O Reiki funciona também como uma terapia complementar a tratamentos médicos, psiquiátricos, e ainda, em conjunto com outros tratamentos naturais. Em muitos casos, o Reiki acelera consideravelmente o tempo de recuperação e na maior parte dos casos, a qualidade de vida, mesmo quando a cura total não for possível.
A reflexologia parte do princípio de que o corpo se encontra atravessado por meridianos que o dividem em diferentes regiões, as quais têm o seu reflexo, principalmente nos pés, nas mãos, e permitem, quando massageados, a reativação do equilíbrio natural do corpo. Reflexologia podal, por exemplo, utiliza estímulos em áreas reflexas – microssistemas e pontos reflexos do corpo existentes nos pés – para auxiliar na eliminação de toxinas, na sedação da dor e no relaxamento.
A auriculoterapia consiste na aplicação de sementes de mostarda em pontos específicos na parte externa das orelhas, para estabelecer o equilíbrio energético do corpo, ajudando a tratar problemas de saúde como ansiedade, enxaqueca ou compulsão alimentar, por exemplo. Nenhuma das Pics substitui o tratamento médico convencional.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
Imigrante