A secretária de Saúde e Assistência Social, Jóice Cristina Horst particiou, de 16 a 19 de julho, da 37º edição do congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiania, Goiás. O evento é considerado o maior de saúde pública da América do Sul. O tema foi “O SUS que Falta no Brasil”. Os avanços conquistados em mais de 30 anos do SUS são evidentes em várias dimensões, seja na redução da mortalidade infantil, no tratamento da AIDS, na cobertura universal de vacinação e até mesmo no enfrentamento de pandemias como a da Covid-19.
“Em consequência das transformações demográficas, do desafio das mudanças climáticas, das desigualdades econômicas e mudanças de hábitos da população, das implicações do relacionamento entre setor público e o privado, da judicialização, da crescente interferência do legislativo na gestão da saúde e do precário e insuficiente financiamento, é primordial analisar, monitorar e avaliar as mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades de saúde da população”, analisa Jóice.
Além da tradicional Feira SUS, com stands do Conasems, dos Cosems, patrocinadores, expositores, área de apoiadores, restaurante, credenciamento e afins, a 37ª Edição do Congresso Conasems esteve repleta de atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS. A próxima edição do Congresso do Conasems será realizada em 2024, em Porto Alegre.
Fotos: Divulgação
Imigrante