Identificar os desafios dos gestores municipais em assistência social e apresentar aos gestores federais e estaduais as reais necessidades dos municípios no atendimento da política pública de assistência social. Estes foram os objetivos do encontro promovido pelo Conselho de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas/Região Sul), com o título “Caminhos para a Reconstrução do SUAS no Brasil”, que ocorreu de 28 a 30 de junho, em Florianópolis.
O encontro teve a participação do coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Imigrante, André Parleze e da psicopedagoga, Fabiana Christ. “Nossa participação é fundamental, pois podemos visualizar as demandas de vários municípios, trocar experiências com os gestores e adquirir conhecimento na área da assistência social. O Sistema Único de Assistência Social (Suas) se fortalece quando esses encontros ocorrem, pois podemos entender os recursos que estão sendo oferecidos, as mudanças no Cadastro Único, a importância dos grupos de fortalecimento de vínculos e a a importância da acolhida dos usuários na assistência social”, destacou Parleze.
O Encontro teve a participação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o apoio da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Conselho Estadual de Assistência Social (Coegemas) e Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS). O Congemas reuniu mais de 500 gestores e trabalhadores da área dos três estados do Sul (RS,SC,PR). As oficinas foram ministradas por técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, das secretarias de Estado e gestores que compõem o Coegemas. Os recursos para a realização do Congresso são oriundos do Governo Federal.
Fotos: Divulgação
Imigrante