A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater, realizou a coleta de embalagens de agrotóxicos.
O serviço foi executado pela Cooperativa Agroindustrial São Jacó Ltda. (Cooperagri). Ao todo, foram coletadas 376 embalagens de um litro, 170 de cinco litros e 115 de 20 litros, totalizando 661 embalagens de agrotóxicos. O roteiro foi o seguinte: Linhas Ernesto Alves, Seca Baixa, Herval, Castro Alves, Imhoff, Centro, Boa Vista 37, Rosenthal, bairro Daltro Filho, Vale da Harmonia, Harmonia Alta, Garibaldi, Rechts e Michels.
“Em cada localidade, foi definido um ponto central, onde os agricultores levaram os recipientes, tornando a ação mais eficiente, tanto para quem recolhe, quanto para os próprios produtores, evitando o manuseio desnecessário do material. Além disso, as embalagens recolhidas estavam com a tríplice lavagem realizada corretamente”, explicou o servidor Marcos Mügge, que acompanhou todo o processo.
O secretário Gilnei Dahmer frisou a importância da ação. “Buscamos apoiar nossos agricultores em tudo o que é possível, como forma de reconhecimento pelo trabalho que estes realizam em prol do nosso município. A coleta dessas embalagens evita o acúmulo e dá a destinação correta para os resíduos”, declarou.
A coordenação das ações é a cargo da Fundação Pró-Rio Taquari. A próxima coleta de embalagens de agrotóxicos ocorrerá no mês de maio de 2024. Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, pelos telefones (51) 3754-1001 e (51) 98158-2463.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
Imigrante