Empreendedores e conselheiros do Comtur participaram na quinta-feira, dia 26 de maio, do Workshop “Diagnóstico do Ambiente Turístico de Imigrante” realizado na Cascata das Orquídeas.
A ação foi organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, Desporto e Turismo, o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo e SEBRAE e teve como objetivo a troca de experiências, conhecimentos e ações na área do turismo no município de Imigrante.
A Consultora de Turismo do SEBRAE Paula Nora apresentou a todos o diagnóstico das visitas realizadas por ela há 13 estabelecimentos turísticos. Nas visitas ela realizou um levantamento do que os estabelecimentos e o poder público podem melhorar para melhor atender os turistas. Os relatórios foram entregues aos proprietários.
Dentre as melhorias em todos os pontos está a sinalização, tanto pública como a dos estabelecimentos. Neste sentido o município está com dois projetos em andamento, um de forma local e outro através do G7, para a identificação de ruas e localidades.
Paula destacou que há um grande potencial turístico – e que não é explorado – o uso da cultura alemã e italiana e dos pontos turísticos naturais. A consultora mencionou a importância do DAT, para que o município receba recursos do turismo e do Plano Municipal do Turismo, que dará um norte para as ações que já estão sendo realizadas e planejarão as ações futuras.
Outro ponto abordado pela consultora foi a falta de informações claras e objetivas nas redes sociais dos estabelecimentos. “É preciso alimentar estas redes, com a descrição do que o local oferece e o que o turista pode fazer no local, contando a história do produto ou serviço. Também é preciso informar o endereço e os dias e horários de atendimento, pois o que mais frustra um turista é não conseguir chegar em um local, ou chegar e o local não estar aberto” disse.
O Secretário da Cultura, Desporto e Turismo Charles Porsche citou que apesar de já termos um ótimo potencial no turismo, podemos melhorar muitas coisas, e que a administração está com ótimos projetos em andamento que irão transformar nossa cidade nos próximos meses. “Agora contamos também com a Secretaria, que vai dar apoio aos empreendimentos e isso já mostra o quanto a administração está se empenhando para desenvolver o turismo em Imigrante” disse.
Charles também convidou a todos para participar da elaboração do Plano Municipal do Turismo, com o seminário a ser realizado nos dias 07, 08 e 09 de junho, onde toda a população pode participar com sugestões.
Imigrante