Luta Antimanicomial foi lembrado em encontro na Praça da Paz

Administração - Segunda-feira, 30 de Maio de 2022


Luta Antimanicomial foi lembrado em encontro na Praça da Paz

A Secretaria da Saúde e Assistência Social realizou na segunda-feira, dia 23 de maio, um encontro para lembrar da Luta Antimanicomial, reunindo o Grupo Terapêutico Fuxico do Centro de Referência da Assistência Social.

O local escolhido foi a Praça da Igreja da Paz, no centro de Imigrante. A organização foi do CRAS, através da Assistente Social Deise Herbert e da Educadora Social Mariane Schneider. A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga Camila Vian e contou com a participação da Primeira-Dama Viviane F. Stevens.

Camila explicou o significado da data que foiinstaurada em 1987, duranteumCongressodeSaúdeMental,quedeu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

A Primeira-Dama Viviane falou da importância do grupo Fuxico, da troca de experiências e saberes que é realizado nestes encontros.

A profissional lembrou que o SUS tem uma rede de cuidados diversificada de atendimento a pacientes com transtorno mental e/ou uso necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e que os pacientes são, hoje em dia, atendidos respeitando a liberdade, a cidadania, a garantia de direitos e baseado na convivência dentro da sociedade.

A atividade também contou com a apresentação da cantora Rafaela Trapp e a participação das enfermeiras da UBS que aferiram a pressão arterial e demais os sinais vitais dos participantes.

Prefeitura Municipal


Imigrante