A Cascata das Orquídeas, na Seca Baixa, foi o local escolhido para sediar a segundo Seminário do Turismo Rural organizado pela Emater/RS-Ascar, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a Cooperativa Sicredi, na quarta-feira dia 27 de abril. O evento teve como objetivo sensibilizar, fomentar e fortalecer o desenvolvimento do turismo rural na região e proporcionar a troca de conhecimentos sobre o tema. Entre os 200 convidados, autoridades, representantes da Emater e de empreendimentos turísticos dos vales do Caí e Taquari.
O encontro, que contou com palestra, seminários e relatos de experiência, foi voltado às famílias rurais que já atuam com o turismo ou que tenham interesse em empreendimentos desse tipo em suas propriedades. Uma comitiva de Imigrante também participou do evento, além das artesãs que expuseram o artesanato produzido em Imigrante.
A recepção ao público foi realizada pela Orquestra Jovem, após a abertura, iniciaram-se os seminários com as a Palestra Turismo Rural e Agricultura Familiar com a Emater/RS-Ascar;o relato de experiência Orgânicos Mariani – Garibaldi; e Palestra Crédito para o Turismo Rural – Sicredi. Após a pausa para o almoço houve ainda o Relato de experiência Turismo Rural de Venda Nova do Imigrante/ES; Espaço aberto para perguntas e debates e visitação a pontos turísticos de Imigrante.
Na abertura oficial do evento o Prefeito Germano Stevens destacou os empreendimentos que investem em turismo em Imigrante e na região. “Agradeço aos organizadores por escolher Imigrante para sediar um evento desta magnitude. Sabemos que fazer turismo não é fácil, e em nome da família da Silvane Caio, que investiu num espaço tão bonito como este, quando a maioria desconfiava se era viável, ou não, eles foram persistentes e tiveram coragem, quero parabenizar a todos os empreendimentos. Também preciso agradecer a parceria do Sicredi, e a Amturvales, pois graças ao empenho de vocês o Vale do Taquari está vivendo este momento diferente no turismo graças a equipe da Amturvales. O turismo mudou, as pessoas estão querendo conhecer os municípios e o RS antes de viajar para fora. Por isso precisamos nos preparar para receber os turistas. Precisamos nos unir para crescer. A união de todos fará com que todos logo mais colham frutos, e o evento de hoje é importantíssimo para isso” destacou.
Imigrante