Idosos devem ser acompanhados em consultas médicas

Saúde - Terça-feira, 01 de Março de 2022


Idosos devem ser acompanhados em consultas médicas

 

Na experiência do dia a dia no atendimento a idosos, os profissionais de saúde avaliam que familiares, cuidadores ou pessoas muito próximas a idosos, conhecedoras de sua rotina, devem acompanhar esses pacientes em consultas médicas, sobretudo quando há dificuldades de deslocamento. A solicitação também está prevista no Estatuto do Idoso – Lei 10.741.

Além do acompanhamento em consultas, a lei também menciona a necessidade, para pessoas acima de 60 anos de idade, da presença de um acompanhante na retirada de medicamentos e no transporte com veículos ambulatoriais.
As razões pelas quais esse suporte faz tanta diferença: É de extrema importância que o idoso saia de casa acompanhado, pois a maioria apresenta algum grau de dependência significativo, sendo o cuidado familiar fundamental para a manutenção da sua integridade. Assim como se deve zelar pela integridade, é preciso zelar pelo tratamento proposto pelo médico no momento da consulta, já que informações como uso correto da medicação, exames e procedimentos são transmitidas e o idoso merece contar com o apoio dos familiares ou cuidadores para que siga corretamente as instruções dos médicos.

Além disso, o apoio emocional é decisivo para que o idoso se sinta importante e acolhido, o que facilita muito a aceitação do tratamento. Estando ciente de que terá o apoio necessário do familiar ou cuidador, ele seguirá de forma mais correta o tratamento proposto.


Prefeitura Municipal


Imigrante