O Plantão de saúde, realizado pelos motoristas lotados na Secretaria Municipal de Saúde nas noites de segunda, terça, quarta e quinta-feira, bem como o Plantão Terceirizado com motorista e técnica de enfermagem nos finais de semana e feriados deve ser acionado somente pelo telefone 98118 0617.
Este número apenas recebe ligações via operadora, e não mensagens de texto ou ligações de aplicativo (WhatsApp). É solicitado aos munícipes que precisam acionar o serviço de emergência, liguem somente para o número do plantão, pois há um rodízio na escala dos motoristas da Secretaria da Saúde, e em finais de semana eles estão de folga.
No momento da ligação a pessoa deve falar com clareza, informando com a exatidão possível qual a urgência, o nome da vítima e o local exato da emergência.
Informe a localização exata de onde você está. Se desconhece o local, tente definir pontos de referências ou pergunte para alguém próximo antes da ligação para onde o serviço de emergência saiba para onde deve se deslocar.
Deixe claro o que está acontecendo no local (acidente de trânsito, incêndio, parto, queda, etc.), dando a noção exata da gravidade da situação. Diga o número de feridos e explicite caso alguém precise de atendimento muito urgente.
Em casos de quedas ou acidentes graves, não devemos mexer na vítima. Nossas intenções podem ser as melhores em querer colocar a pessoa em um local mais confortável ou em tentar diminuir suas dores, porém podemos piorar a sua situação. Isso porque quando mexemos em alguém machucado podemos apenas aumentar suas dores ou causar traumas maiores. O melhor a fazer é aguardar a chegada do atendimento de emergência.
Tente manter as vítimas que estão conscientes ainda nesse estado. Converse com elas e tente saber informações sobre o ocorrido que possam, posteriormente, ajudar os socorristas.
Em casos de ferimentos mais leves, ajude na limpeza dos ferimentos em água corrente e tente tranquilizar a vítima.
Tente manter a calma e transmitir isso para as vítimas. Por mais que queiramos ajudar, uma situação de emergência pede o auxílio de profissionais treinados, por isso, sua maior função é dar apoio emocional para essas vítimas, esclarecendo que o atendimento de emergência está a caminho.
Imigrante