Os alunos da educação infantil e ensino fundamental de Imigrante, assistiram na segunda-feira, dia 25 de outubroa uma linda apresentação de teatro.
A encenação do “O maravilhoso show de variedades da Família Gentil”, da trupe Luz em Cena, foi o primeiro evento coletivo realizado pelos alunos desde o início da pandemia. A agitação dos alunos era percebida pelo barulho antes de começar o espetáculo, que logo foi substituído por belas gargalhadas.
A peça teatral a ser encenada é a “O maravilhoso show de variedades da Família Gentil” com texto de Elisa Machado e conduz o espectador ao fantástico universo de uma família de artistas mambembes, com seus conflitos, seus sonhos e sua forma bastante peculiar de ver o mundo. Papai e mamãe Gentil, tentam animar os filhos que, cansados do ensaio, começam a questionar sobre as dificuldades da vida de artista, especialmente por não terem uma casa, vizinhos, um cachorro, e tantas outras coisas que todas as famílias “normais” tem.
A abertura da programação foi realizada pela Secretária da Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst e pelo Secretário da Educação, Cultura, Desporto e Turismo Carlos Alexandre Lutterbeck.
Eles falaram sobre a importância do Projeto Saúde na Escola – PSE, e do Crescer Saudável realizados pelas duas secretarias em parceria e dos projetos que são custeados por ele.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.
Joice destacou que os alunos das escolas municipais de Imigrante recebem avaliações de rotina com nutricionista, dentista, oculista e demais profissionais de saúde. “As avaliações são registradas individualmente em programa e encaminhadas. Quanto mais atividades são realizadas e registradas, maior é o recurso federal que o município recebe. Desta vez resolvemos usar o recurso e promover uma atividade cultural”.
Carlos mencionou a alegria em poder realizar, mesmo ainda mantendo os cuidados que a pandemia exige, a atividade cultural com os alunos. Ele destacou que a peça nos trouxe a reflexão da importância da família e a escola, principalmente nos últimos dois anos. “A educação da família e da escola se complementam, são fundamentais, e por isso escola e família devem andar juntos para garantirmos a educação de qualidade das nossas crianças”.
Imigrante