O município de Imigrante teve um aumento de mais de 30% no número de atendimentos médicos devido ao surto de gastroenterite, uma virose que está causando sintomas como diarreia, cólicas, náuseas, dor de cabeça, vômitos e febre. Em casos de caso de maior gravidade, felizmente raros, os pacientes podem apresentar fezes com sangue, febre alta, alterações do nível de consciência e dos sinais vitais que podem indicar desidratação grave ou infecção generalizada.
Além do surto de virose, houve um aumento expressivo nos atendimentos de pacientes com sintomas gripais e ou com sintomas de Covid. Os sintomas de ambas podem ser febre, tosse, calafrios, dor de cabeça, congestão nasal, falta de olfato ou paladar, pressão no peito, falta de ar e saturação baixa.
Deste modo, a Secretaria de Saúde de Imigrante solicita que as pessoas venham aos postos de saúde somente nos casos de maior gravidade, evitando que possa haver a contaminação cruzada, pois é exatamente nas unidades de saúde onde há a maior probabilidade das pessoas se contaminarem.