Servidores da SMS recebem qualificação no Cuidado Humanizado

Administração - Segunda-feira, 19 de Julho de 2021


Servidores da SMS recebem qualificação no Cuidado Humanizado
 
Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Imigrante passaram por uma capacitação tendo como tema “qualificando Equipes no Cuidado Humanizado” ministrado pela Psicóloga Letícia Fernanda Henz, especialista em Saúde Mental com foco em gestão da SynapSer Serviços e Assessoria em Saúde.
 
A capacitação foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 11 de agosto, no Centro de Saúde, e para não atrapalhar o atendimento dos pacientes, foi organizada duas turmas em dois horários distintos.
 
O Prefeito Germano Stevens falou aos servidores sobre a importância do bom atendimento aos pacientes: “Os munícipes de certa forma são os nossos chefes, e merecem um bom atendimento. Gostaria que vocês aproveitassem e colocassem em prática este aprendizado. Sempre digo, se uma equipe vai bem, o secretário é bem avaliado, e consequentemente a administração será bem avaliada, pois somos um time” mencionou.
 
A Secretária de Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst citou que a indiferença do profissional de saúde diante da situação do paciente e de sua família ou a falta de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o tratamento podem interferir na recuperação do paciente. “Humanizar os atendimentos de saúde requer estratégias que serão construídas entre trabalhadores, usuários e gestão. Os treinamentos têm o intuito de favorecer esta interatividade, melhorando a comunicação consequentemente o atendimento prestado pela nossa equipe”.
 
O objetivo da palestra foi a qualificação de estratégias para a promoção emocional dos profissionais da área da saúde, e a promoção da conscientização do cuidado mais ampliado e humanizado para os usuários. Nas dinâmicas em grupo foram abordadas melhorias na postura empática dos profissionais e a ética nos diferentes espaços de trabalho.
 
O cuidado humanizado tem como principal característica a promoção do bem-estar do paciente não só promovendo um cuidado técnico, mas também se preocupando com seu emocional e o de seus familiares.
 
Na prática o atendimento humanizado é a identificação das necessidades físicas e emocionais do paciente e, eventualmente, de seus familiares; a escuta atenta do paciente; uma comunicação clara ao paciente, ‘traduzindo’ os termos técnicos; o trabalho em equipe; e a ética e o comprometimento profissional de lado.
 
A Psicóloga Letícia Fernanda Henz disse que sensibilizar os profissionais do grande papel que eles têm na sociedade e na possibilidade de ofertar um cuidado mais ampliado e humanizado que, grande parte das vezes, vai para além do olhar para a doença, demandando um olhar para o ser humano no seu todo e o contexto ao qual está inserido, torna o fazer saúde muito mais eficaz e de qualidade.

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