O legislativo de Imigrante aprovou na terça-feira, dia 24 de agosto, o projeto de lei 043/2021 de autoria do executivo, que visa dar continuidade ao Convênio do município de Imigrante junto a Sociedade Sulina Divina Providência – Hospital Estrela – para atendimento de pacientes imigrantenses nas modalidades de urgências e emergências encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde. O reajuste será de 8,8962% e será aplicado conforme INPC acumulado dos últimos 12 meses, totalizando o valor fixo de R$ 18.822,24.
O projeto, apresentado pela Secretária da Saúde Joice Cristina Horst, objetiva viabilizar o custeio e a manutenção dos serviços prestados pela entidade, e define os valores a serem pagos. Ela esclareceu que o município possui convênio com o Hospital de Estrela para atendimentos de urgência e emergência, encaminhados pela Secretaria da Saúde após consulta nas Unidades de Saúde e diretamente ao Hospital no turno inverso ao atendimento das Unidades, feriados e finais de semana.
São cobertos a execução de serviços na área da Atenção Básica, de Baixa e Média Complexidade e Urgência e Emergência em saúde. Com valores fixos serão realizados atendimento de Pronto Socorro, Traumatologia, Neurologia, Pediatria, Obstetrícia, Cirurgia Geral, Anestesiologia). Com valores por produção serão os atendimentos de: Avaliação de especialista Urgência e Emergência; Serviços de Profissionais Cirúrgicos; Serviços de Anestesiologia, Ginecologia, Urologia, Vascular, Otorrinolaringologia, Bucomaxilofacial, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Reparadora, Neurocirurgia e Dermatologia. Outros serviços cobertos são a manutenção da UTI Adulta e Neonatal, as internações clínicas adultas e pediátricas, os exames laboratoriais, e materiais e medicamentos não cobertos pelo SUS.
Conforme a Secretária, na negociação deste novo Convênio, foram conquistadas melhorias como a adição da possibilidade da realização de cirurgias eletivas gastrointestinais em forma de mutirão serão aplicados valores específicos mediante orçamento prévio. Outro ponto alterado é quanto a recepção de pacientes pelo hospital. O paciente receberá o primeiro atendimento conforme classificação de risco, bem como dependendo da complexidade, o paciente será regulado para a referênca correspondente ao Hospital Bruno Born (Neurologia e Cardiologia) e Canoas (Traumatologia).
O acesso ao serviço, quando as Unidades de Saúde estão fechadas, se dá pelo Plantão da Saúde no número de telefone 98118 0617. Quando chamado, transportará o paciente para o Hospital Estrela, que é o hospital referência SUS para Imigrante. Da mesma forma, todo o munícipe que necessitar de atendimento via SUS, quando as Unidades de Saúde estiverem fechadas, deve ir ao Pronto Socorro do Hospital Estrela.
Prefeitura Municipal
Imigrante