Em ação para o Programa Saúde na Escola (PSE), as escolas foram desafiadas a realizar diversas atividades para incentivar o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.
Uma dessas ações foi realizada com os Alunos da EMEF Santo Antônio que receberam na sexta-feira, dia 14 de maio, sementes de Crotalária, conhecidas como agentes naturais de combate à Dengue.
A Crotalária é uma pequena leguminosa que dá lindas flores amarelas. Ela pode ser plantada em quintais, jardins, terrenos baldios ou vasos. Suas flores atraem a libélula, que pões seus ovos em água parada e limpa. As larvas das libélulas por sua vez devoram as larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue. E depois de adulta, a libélula também se alimenta desses mosquitos. É uma arma biológica natural importante para ajudar no combate à Dengue.
As sementes foram cedidas pela Emater e segundo a Técnica em Agropecuária Cristiane Dexheimer as Crotálias podem ser plantadas com pouco mais que um cm de profundidade. Se adaptam em qualquer tipo de terra, e em questão de uma semana já estão germinadas. Preferencialmente, em ambientes abertos, devem ser plantadas na primavera ou verão.
Prefeitura Municipal
Imigrante