Diversas ações de incentivo a piscicultura vêm sendo realizadas nos últimos anos no município de Imigrante. Encontros com piscicultores (realizados antes da Pandemia), abertura de açude, e a entrega de alevinos. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e desenvolvimentos Econômico, que realiza a logística de entrega dos alevinos.
Durante o mês de março os produtores rurais puderam encomendar os alevinos de quatro tipos de carpa: capim, cabeça grande, prateada e húngara. A entrega ocorreu na quarta-feira, dia 07 de abril, na Emater. Mais de 1,3 mil alevinos foram entregues a 11 produtores rurais do município que estão investindo na piscicultura para o consumo próprio, venda do excedente e diversificação da propriedade rural na agricultura familiar.
A técnica em agropecuária da Emater Cristiane Dexheimer deu dicas para introdução dos alevinos no açude para evitar a mortalidade, como evitar os horários de muito calor ou sol forte.
- coloque as embalagens com os alevinos ainda fechadas na água;
- abra cada embalagem por vez;
- coloque a mão na água interna da embalagem e na água do açude para sentir se há diferença;
- havendo diferença entre as temperaturas passe água do açude misturando-a lentamente com a água da embalagem, utilize 15 a 20 minutos;
- quando a embalagem estiver muito cheia ou com a temperatura equilibrada despeje a água fora do açude;
- libere somente os alevinos para o açude. A água de transporte de alevinos é considerada a grande responsável pela introdução de doenças nas pisciculturas.
Prefeitura Municipal
Imigrante