A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social iniciou na terça-feira, 09 de fevereiro, a vacinação dos idosos com mais de 85 anos contra o Coronavírus. Em Imigrante o público formado por idosos acima de 85 anos é de 70 pessoas.
As vacinas chegaram na segunda-feira na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Nesta quarta remessa de vacinas do estado, o Vale do Taquari recebeu 6.390 doses de CoronaVac, que foram adquiridas junto ao Instituto Butantan pelo Ministério da Saúde e foram distribuídas pelo Governo do Estado.
Divididas por público alvo, o município de Imigrante teve direito a 8 frascos contendo 10 doses em cada uma. 70 vacinas são para vacinar os idosos e 10 para os profissionais da saúde.
Segundo a Coordenadora de Saúde Viviane Franz Stevens, a quantidade recebida deverá suprir o público-alvo elencado.
A vacinação iniciou pelos idosos do Bairro Daltro Filho e arredores. Um dos primeiros casais a serem vacinados foi Leopoldo José Rabaioli (98 anos e 8 meses) e Júlia Carminatti Rabaioli (91 anos e 11 meses). Eles estavam muitos contentes e ansiosos em receber a vacina.
Na Linha Rosenthal um dos casais a serem vacinados foi Loreno Meier (90 anos e 8 meses) e Valéria Lutz Meier (88 anos e 7 meses). Loreno também esperava ansioso a vacina, para poder voltar a brincar com os bisnetos. Ele disse que a vacina não dói e aconselhou todos a se vacinarem. “Eu já faço a vacina da gripe há anos, e nunca mais fiquei doente por causa de resfriado. Agora vamos fazer essa vacina, que não doeu nada, e nos prevenir contra essa doença também” comemorou.
Viviane ressaltou que os idosos não precisam ficar ansiosos e nem irem ao Posto de Saúde, pois todos receberão a sua vacina em casa. “Para evitar aglomerações e risco de contágio, as agentes comunitárias de saúde estão fazendo o contato com todos os idosos acima de 85 anos e confirmando se querem receber a vacina ou não” menciona.
Depois da confirmação da vacinação, os profissionais irão até a residência vacinar o idoso. Neste primeiro momento somente pessoas com 85 anos a mais serão vacinados.
Os idosos com menos de 85 anos devem ser vacinadas nas próximas etapas, obedecendo o critério do mais velho para o mais novo. As famílias devem ficar atentas aos meios oficiais de comunicação da Prefeitura de Imigrante, assim como a imprensa local, para saber o cronograma e o público-alvo de cada etapa, que dependerá do número de vacinas enviadas pelo Governo do Estado ao município.
No momento da vacinação o idoso deve apresentar a carteira de vacinação e o CPF ou Cartão SUS para preencher o cadastro e a data da aplicação da segunda dose.
Pacientes acima de 85 anos com diagnóstico oncológico, transplantados ou imunodeprimidos poderão fazer a vacina somente com prescrição médica (com receita).
Imigrante