Realizada primeira reunião do ano do CMDR

Administração - Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021


Realizada primeira reunião do ano do CMDR

Foi realizada na tarde da quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Imigrante. A entidade, que se reúne a cada dois meses para tratar principalmente de assuntos voltados a agricultura e aos agricultores do município, havia suspendido as reuniões em virtude da Pandemia do Coronavírus.

O encontro, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imigrante, obedeceu todos os cuidados de distanciamento, uso de máscara e higiene pessoal.

O CMDR é um órgão autônomo composto por membros da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e produtores rurais de todas as localidades do município. No mês de março, uma nova diretoria será eleita. Conforme o servidor Marco Luciano Wahlbrinck, são as doze localidades do município que indicam os integrantes do conselho, e os outros três membros são representantes das entidades.

Um dos novos membros que toma posse neste ano é o Secretário da Agricultura Gilnei Dahmer, que aproveitou o encontro para passar informações importantes da pasta. Dentre eles estão os projetos de melhorias nos programas de inseminação artificial e de deslocamento veterinário, aprovados pelo legislativo. Dahmer destacou que a ideia é sempre passar pelo conselho qualquer projeto inerente aos agricultores, mas devido ao prazo de inscrição de empresas de serviços veterinários e de inseminação, o projeto teve que ser enviado à Câmara antes de ser discutida pelo CMDR.

O encontro também discutiu o Pacote Agrícola 2021. O secretário disse que pelo orçamento ter sido projetado no ano passado, e está em 8,83%, a nova administração não tem como realizar grandes mudanças sem impactar as contas públicas. Mesmo assim, pela projeção, a previsão de investimentos neste programa é de R$ 300 mil. O Pacote é dividido em duas etapas (Inverno e Verão) e tem cinco linhas de recebimento. Cerca de 60% dos produtores tem direito a receber R$ 1.400,00 para aquisição de sementes, lonas, fertilizantes e outros itens. Conforme Dahmer, o projeto será reavaliado e novos investimentos devem ser realizados a partir do próximo ano.

Prefeitura Municipal


Imigrante