O município e Imigrante, recebeu na quarta-feira, dia 20 de janeiro, as cinco primeiras doses da vacina contra a Covid-19. A vacina disponibilizada é a CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan de São Paulo e a indústria chinesa Sinovac.
O Rio Grande do Sul recebeu 341 mil vacinas, que foram divididas nas pelas Coordenadorias Regionais da Saúde. Ao todo, o Vale do Taquari recebeu 4.240 doses. Estas, por sua vez foram divididas pelos 37 municípios pertencentes a 16ª CRS. A divisão ocorreu pelo número de profissionais na linha de frente, número de habitantes, bem como se há e o número de idosos em casas geriátricas.
A Vacinação não será obrigatória, será disponibilizada de forma gratuita para quem desejar, seguirá a ordem de prioridades preestabelecidas e oferecida conforme a disponibilidade.
Além disso, a vacina é feita em duas doses, com intervalo entre 14 e 28 dias entre a primeira e a segunda dose. Quem receber a primeira dose, terá resguardada a aplicação a segunda.
Este primeiro lote de vacinas será utilizada para vacinar profissionais da saúde da linha de frente, que atuam diretamente com pacientes Covid. Deste modo, nestas primeiras etapas, ninguém deve se dirigir aos postos de saúde para receber a vacinação, pois ela ainda não será disponibilizada para o público em geral.
Em Imigrante a ordem de prioridade, com critérios do Governo do Estado e definida pela Secretaria Municipal da Saúde, será a seguinte:
1) Profissionais da saúde que estejam no atendimento da linha de frente de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid;
2) Idosos em instituições de longa permanência (casas de acolhimento e instituições);
3 Pessoas com deficiência;
4) Idosos (acima de 60 anos), começando pelos mais velhos e baixando a idade.
5) Pacientes de qualquer idade com comorbidades para as quais a Covid seja um risco extra de agravamento.
Neste momento não estão aconselhados a receber vacina: gestantes; pessoas menores de 18 anos; mulheres que estão amamentando (lactantes); pessoas com doenças autoimunes e transplantados; por falta de dados de pesquisa na fase de testes. Estas pessoas precisarão pedir atestado médico permitindo a vacinação.
Pessoas que já contraíram Covid, não estão excluídas da vacinação. Apenas devem aguardar a ordem de prioridade.
Para evitar desvios de vacinas, ou o não cumprimento das prioridades, o Governo solicitará um cadastro individualizado dos vacinados, contendo nome e o número do CPF ou Cartão SUS.
As orientações sobre a vacinação, a data de início da vacinação de cada grupo prioritário, serão constantemente atualizadas. Fique atento a todos os canais oficiais de divulgação da Prefeitura Municipal de Imigrante.
Mesmo com o início da vacinação, a Secretaria de Saúde reforça que não é momento de relaxar com os cuidados para prevenir a Covid. Evitar aglomerações, usar a máscara, lavar às mãos com frequência e usar álcool em gel são os melhores meios de nos prevenir contra a doença.
Número de vacinas por município:
Anta Gorda 30
Arroio do Meio 203
Bom Retiro do Sul 123
Boqueirão do Leão 31
Canudos do Vale 5
Capitão 5
Colinas 5
Coqueiro Baixo 5
Cruzeiro do Sul 226
Dois Lajeados 57
Doutor Ricardo 5
Encantado 272
Estrela 449
Fazenda Vilanova 15
Forquetinha 5
Ilópolis 91
Imigrante 5
Lajeado 1248
Marques de Souza 30
Muçum 97
Nova Bréscia 26
Paverama 90
Poço das Antas 5
Pouso Novo 5
Progresso 34
Putinga 30
Relvado 5
Roca Sales 95
Santa Clara do Sul 100
São José do Herval 25
São Valentim do Sul 5
Sério 15
Taquari 460
Teutônia 423
Travesseiro 5
Vespasiano Correa 5
Westfalia 5
TOTAL 4240
Imigrante