Desde o início de janeiro os pacientes que realizam as suas consultas no Centro de Saúde, já saem da Unidade com os seus exames laboratoriais via SUS autorizados. Se o paciente ainda estiver em jejum, e o laboratório tiver disponibilidade de atendimento, poderá fazer a coleta na mesma manhã.
Para usufruir destes serviços, a Secretaria Municipal da Saúde orienta os pacientes, após a realização da consulta, procurarem o setor de agendamento, com a requisição dos exames, para que sejam autorizados e posteriormente coletados pelo laboratório. O município de Imigrante tem credenciado para realizar exames de análises clínicas o Laboratório Hermann.
A servidora Ana Patrícia Funke, responsável pelo setor, lembra que os exames autorizados, devem sempre ser realizados no mês de vigência para não perderem a validade.
Conforme a Coordenadora da Saúde Viviane Franz Stevens, a autorização imediata dos exames traz mais agilidade para o retorno do paciente com os resultados dos exames solicitados pelo médico. “Além disso, o paciente não precisa voltar para a unidade de saúde, para retirar a autorização, diminui o fluxo de pessoas, evitando aglomerações de pessoas enquanto durar a pandemia da COVID-19” destacou.
O município de Imigrante tem ofertado por mês R$ 5 mil em exames laboratoriais básicos. Os exames mais comuns são o hemograma, EQU (Urina), urocultura, triglicerídeos, colesterol, glicose, entre outros, custeados pelo município e pelo Ministério da Saúde.
Imigrante