.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Febre amarela: o melhor é a prevenção

Febre amarela: o melhor é a prevenção


Febre amarela: o melhor é a prevenção

 

A febre amarela é uma doença de gravidade variável, infecciosa e se apresenta de duas formas, a silvestre e a urbana.

Conforme a enfermeira Luciana Magalhães Rodrigues a forma silvestre acomete os macacos. Eles hospedam o vírus, transmitido pela picada do mosquito Haemagogus e servem como sinal de alerta para os humanos. Assim como os humanos, os macacos adoecem com a picada dos mosquitos infectados e não são os responsáveis por transmitir a doença.

Já a outra é a forma urbana que é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue, zika vírus e a chicungunia. Considerando que os mosquitos são diferentes, nos dois casos os vírus e os sintomas são idênticos.

Os sintomas podem ser leves, a ponto de serem confundidos como uma virose, ou podem evoluir para uma forma mais agressiva que pode levar ao óbito.

Luciana ressalta que a única forma de se prevenir contra a doença é a imunização. A vacina contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde do município, e é aplicada nas terças-feiras.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, não podem tomar a vacina, crianças menores de 9 meses de idade, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave ao ovo, pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350, pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia, pessoas portadoras de doenças autoimune, pessoas submetidas a tratamento com imunossupessores (que diminuem a defesa do corpo), e pessoas com mais de 60 anos de idade só podem ser vacinadas com receita médica.

Conforme novas orientações, quem já recebeu uma dose da vacina não necessita fazer reforço em dez anos. Os pacientes que tiverem dúvidas devem consultar seu médico ou a equipe da saúde para mais orientações.

 

 

 

205 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.