.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde de Imigrante reforça foco na prevenção após análise dos atendimentos de 2025

Os dados apontam para um total aproximado de 17.625 atendimentos, o que representa uma média de cerca de 60 atendimentos por dia


Saúde de Imigrante reforça foco na prevenção após análise dos atendimentos de 2025

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Imigrante realizou, no início de 2026, uma análise retrospectiva dos atendimentos clínicos e de especialistas realizados ao longo do ano de 2025. Os dados apontam para um total aproximado de 17.625 atendimentos, o que representa uma média de cerca de 60 atendimentos por dia.

 

De forma detalhada, os atendimentos realizados por especialistas ao longo de 2025 foram:

 

Ginecologista: 873 atendimentos

 

Pneumologista: 708 atendimentos

 

Pediatra: 612 atendimentos

 

Psiquiatra: 427 atendimentos

 

Embora os números demonstrem o acesso da população aos serviços de saúde, eles também acendem um alerta. O aumento no volume de atendimentos não acompanha, necessariamente, o crescimento populacional, nem reflete, de forma direta, a melhoria das condições de saúde da comunidade.

 

Segundo a médica Mariá Pettine, a análise dos dados vai além da quantidade de consultas. “Nem sempre um número elevado de atendimentos significa que a população está mais saudável. Esses dados nos ajudam a identificar onde precisamos atuar de forma preventiva e planejar melhor o cuidado ao longo do tempo”, destaca.

 

Desde 2013, o Município observa um crescimento contínuo de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de condições associadas, entre elas ansiedade, depressão e obesidade. Esse cenário reforça a importância de fortalecer ações de prevenção e promoção da saúde.

 

Mariá Pettine explica que a prevenção é fundamental em todos os níveis de atenção. “A prevenção primária busca evitar que as doenças se estabeleçam. Já a prevenção secundária atua para impedir que elas progridam ou causem maiores impactos à saúde das pessoas”, ressalta.

 

Para o ano de 2026, a Secretaria de Saúde estabelece como meta a redução do número de consultas não planejadas, priorizando um atendimento mais longitudinal, com acompanhamento contínuo e planejamento do cuidado.

 

“Saúde não se mede pelo número de consultas, mas pelo aprimoramento do cuidado, pelo planejamento e, principalmente, pela relação entre a equipe de enfermagem, o médico e o paciente”, conclui a médica.

 

A Administração Municipal reforça que seguirá investindo em ações preventivas e de promoção da saúde, utilizando dados e indicadores como base para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

 

Crédito da foto: Carla Beckmann / Prefeitura de Imigrante

23 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.