Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A profissional conversou com o público presente sobre os primeiros cuidados em uma situação de crise
Na sexta-feira, dia 22 de novembro, aconteceu na cidade de Colinas, o workshop “Primeiros cuidados psicológicos” ministrado pela psicóloga, especialista em emergência e desastres, Lane Lopes de Minas Gerais. A atividade era gratuita e aberta ao público dos dois municípios. Estiveram presentes Bombeiros Voluntários, Agentes de Saúde, Cras, profissionais da saúde, professores, estudantes e integrantes da comunidade.
A profissional, que é integrante da ONG Humus, conversou com o público presente sobre os primeiros cuidados em uma situação de crise, técnicas de manejo, fala e escuta das vítimas, processos de luto, o autocuidado e cuidado com a equipe que está atuando numa situação de emergência, além de orientar os presentes sobre os sinais e sintomas de casos como ansiedade, crise de pânico e estado de choque, muito comuns nessas situações.
Capacitação para os profissionais da Educação ocorreu no sábado
Já na manhã de sábado foi a vez dos professores e demais servidores lotados na Secretaria Municipal da Educação de Imigrante receberem o workshop.
A atividade foi realizada na Emef Santo Antônio, e além do workshop de cuidados psicológicos, os participantes adquiriram e desenvolveram habilidades para identificar e prestar os primeiros socorros em situações de emergência que podem ocorrer com os alunos nas escolas como desobstrução de vias aéreas de bebês (desengasgo), quedas, cortes e curativos, e outros.
Humus também desenvolveu ação com alunos
Ainda na tarde do dia 21 de novembro, os alunos do 1° e 2° ano da Emef Arco Íris receberam a visita dos integrantes da ONG Humus em parceria com os Bombeiros Voluntários IMICOL. Os pequenos tiveram uma roda de conversa, instrução de primeiros socorros, de como identificar e chamar ajuda numa situação que estejam em emergência, nós e amarrações, entre outros assuntos.
Conforme a Comandante da Imicol, a equipe da Humus voltará no decorrer de 2025 com o projeto para contemplar mais crianças de 06 a 12 anos. “Serão realizadas outras ações para os que ainda não tiveram oportunidade de participar e para os demais alunos. Em nome dos Bombeiros Voluntários quero agradecer a todos que puderem participar do workshop, pois os ensinamentos a respeito da saúde mental de nossa população poderão ser repassados e tornarão a nossa comunidade mais preparada e resiliente para novas situações”.
O secretário de Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck destacou a importância do workshop: “Agradeço a Humus e aos Bombeiros Imicol pelo conhecimento repassado aos professores e alunos. A capacidade de prestar os primeiros socorros pode salvar vidas e aumentar a segurança em nosso ambiente escolar. Este curso não apenas nos educou sobre as técnicas apropriadas, mas também nos deu confiança para agir rapidamente e de maneira eficaz”.
O prefeito Germano Stevens agradeceu aos Bombeiros Voluntários Imicol e a Humus: “Agradeço à parceria que os Bombeiros Imicol têm com o município, e a Humus por trazer esta formação ao município sem custos. As enchentes que passamos foram uma grande lição para todos nós, e saber como agir em situações como as que passamos são extremamente importantes”.
Fotos Divulgação
.
.
.
.