Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Além do Lia, estão sendo realizadas as instalações das Ovitrampas, armadilhas para a coleta de ovos do mosquito
A Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde Imigrante, recebeu os resultados do último Lia (Levantamento de Índice Amostral) realizado entre os dias 21 e 25 de outubro, como positivo para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, em dois dos 17 tubetes de amostras enviadas para análise. Um dos focos foi encontrado no Bairro Daltro Filho e o outro na sede.
Além do Lia, estão sendo realizadas as instalações das Ovitrampas, armadilhas para a coleta de ovos do mosquito, auxiliando no monitoramento de áreas de maior risco. Após alguns meses sem a presença de ovos, na última coleta de outubro, encontramos 7 armadilhas com ovos. Foram três no Bairro Daltro Filho, três no Centro e um no Bairro Esperança, das 64 armadilhas espalhadas em todos os quarteirões do município.
“Com isso observamos que a fêmea do Aedes aegypti já começou a depositar seus ovos. Esses resultados são bem impactantes, uma vez que estão espalhados em vários pontos da cidade” disse a Agente de Endemias Sandra Massotti.
A Secretária da Saúde Jóice Cristina Horst destacou a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito: “Pedimos que a população redobre os cuidados nesses meses de calor, mas os cuidados devem ser durante todo o ano. Nem estamos no pico de focos, sendo os meses de abril e maio, e já há larvas”.
Desde o ovo até a fase adulta o mosquito leva em média de 7 a 10 dias, portanto é preciso que toda a população faça uma vistoria semanal em suas residências, eliminando os possíveis criadouros. “Só assim teremos um controle significativo do mosquito, podendo evitar um surto no município” finaliza Sandra.
Cuidados para evitar a dengue:
Cuidado com água parada em piscinas, lonas, caixas d’água, bebedouros dos animais, pneus, garrafas, bromélias e qualquer recipiente que acumule água. Os vasos dos cemitérios e de flores no jardim devem ser furados e preenchidos com pedregulhos.
Não jogar lixo na rua ou terrenos baldios, por acumularem água das chuvas se tornando criadouros.
Como prevenção, faça o uso constante do repelente, principalmente ao se deslocar para outras cidades.
Fotos Divulgação
.
.
.
.