Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A importância da LIBRAS em sala de aula vai além da comunicação com alunos surdos, ela é essencial para a inclusão social.
Na tarde de 18 de novembro, a Emef Arco Íris realizou uma atividade diferenciada para os alunos do 4º ano. Eles tiveram contato com a Língua Brasileira de Sinais de uma forma diferente, através da Professora de Libras Amanda Emanuella Tende, que ensina a língua de sinais na Associação de Surdos de Lajeado - ASLA.
A importância da LIBRAS em sala de aula vai além da comunicação com alunos surdos, ela é essencial para a inclusão social. “Ao utilizar LIBRAS, os professores garantem que todos os estudantes, independentemente de sua condição auditiva, tenham igualdade de oportunidades de aprendizado. Isso promove um ambiente mais acessível, onde a diversidade é respeitada e valorizada” destacou a professora.
“Foi um momento rico de aprendizado e troca para as crianças, promovendo inclusão e conscientização. Agradecemos à ASLA pela parceria e por tornar este encontro possível” disse a diretora Carla Klein Camilo.
A professora do 4º Merlisse Rabaioli destacou a importância e a vontade dos alunos em aprender a língua de sinais para poderem se comunicar com a colega Vitória: “Percebo a necessidade de um aprendizado estruturado de libras, enfatizando que a memorização dos sinais é fundamental, tanto para a Vitória quanto para os colegas e professores. Os alunos demonstram uma enorme vontade de aprender, e essa é a parte mais importante. Aprender o básico de libras faz toda a diferença na nossa sala de aula, por promover uma comunicação mais inclusiva e eficaz. Além disso, é algo que com certeza se leva para a vida, ampliando as oportunidades de interação e inclusão social para todos” disse.
A professora Amanda ainda destacou a importância da inclusão. “A inclusão de libras na educação não só facilita a interação, mas também contribui para a conscientização dos alunos sobre a importância da diversidade e da convivência harmoniosa entre diferentes realidades” finalizou.
Fotos Divulgação
.
.
.
.