.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Aluno Murilo Ferreira Ribeiro é escolhido Jovem Embaixador

Ele é um dos 30 alunos escolhidos em todo o Brasil para o intercâmbio nos Estados Unidos


Aluno Murilo Ferreira Ribeiro é escolhido Jovem Embaixador

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram, na quarta-feira, 30 de outubro, os estudantes da rede pública selecionados para o programa Jovens Embaixadores de 2025. Um dos 30 escolhidos, e o único do Rio Grande do Sul, é o ex-aluno da Emef Arco Íris e agora aluno do terceiro ano da EEEM 25 de Maio, Murilo Ferreira Ribeiro, de 17 anos.

O programa teve como destaque o tema “30 pela COP 30!”. Murilo explica que as inscrições ocorreram no mês de setembro e após iniciaram as etapas classificatórias. “Fiquei sabendo do programa no último dia de inscrições pela minha professora de violino. Então começou a correria para juntar todos os documentos necessários. Depois veio a prova escrita classificatória e a entrevista via meeting, toda em inglês”.

Além passar pela prova escrita e oral, os candidatos precisam estar engajados em iniciativas de impacto socioambiental em suas comunidades.

Na tarde da segunda-feira, dia 03 de novembro, o aluno foi recebido pelo prefeito Germano Stevens e pelo secretário de Educação Calos Alexandre Lutterbeck. Stevens parabenizou Murilo pela conquista e pela coragem: “Muitos já iriam desistir no primeiro momento, visto que era o último dia de inscrições, a dificuldade em ser selecionado e toda a documentação necessária para estar apto”. “Parabéns, Murilo, pela sua conquista, estamos todos orgulhosos de você e estamos à disposição para qualquer auxílio que o município possa te dar” disse Stevens.

O secretário Carlos também parabenizou Murilo, as escolas e os professores: “Ter o Murilo como representante de Imigrante, do Rio Grande do Sul e do Brasil, sendo ele aluno das nossas escolas públicas e com o inglês somente aprendido na escola, é um orgulho para todos nós, mas principalmente um exemplo para os outros alunos, de que o ensino público é de qualidade e que podemos chegar muito longe. Além disso, nos mostra que a nossa educação está no caminho certo”.

Nesta edição o programa Jovem Embaixador acontecerá entre 7 e 25 de janeiro, tem foco em iniciativas de impacto socioambiental, demonstrando a parceria entre os EUA e o Brasil. Os alunos participarão de uma orientação pré-partida em Brasília. Após uma breve visita a Washington, D.C., os participantes serão divididos em grupos e seguirão para uma das seguintes cidades como parte da programação: Pensacola, Flórida; Tulsa, Oklahoma, Cleveland e Ohio.

A programação inclui oficinas de liderança e empreendedorismo, projetos de impacto socioambiental, encontros com representantes do governo, visitas a escolas locais e apresentações sobre o Brasil e suas regiões. Nas cidades anfitriãs, cada estudante será recebido por uma família voluntária, proporcionando uma imersão cultural e uma oportunidade única de conhecer o cotidiano dos norte-americanos.

O intercâmbio é promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA, e implementado pelo Grupo +Unidos. Também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), das Secretarias Estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos distribuídos pelo país.

Sobre a ansiedade, Murilo destaca que não deu muito tempo ainda para pensar no assunto, por estar em fase de provas finais do ensino médio, estudando para as provas do Enem, e em busca dos documentos necessários para o embarque para os EUA. Nesta semana, uma das etapas foi a confecção do passaporte, item essencial para uma viagem ao exterior.
 

Saiba mais sobre o programa Jovens Embaixadores:

Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, o programa conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Espaços Americanos. O programa é implementado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Em 23 anos de existência, 848 jovens brasileiros de todo o país já participaram do programa.

 

147 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.