Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com repasse de recursos mensais pela administração municipal, por meio de termo de fomento, a entidade conta com aproximadamente 240 alunos, divididas em dez oficinas ministradas por nove professores.
Mais uma noite especial de muita música, dança e interpretação, eta foi a terceira edição da Noite Cultura, promovida pela Associação Cultural de Imigrante. A programação ocorreu na noite de quarta-feira, dia 18 de setembro, e reuniu os alunos e professores das oficinas, que apresentaram um pouco de suas habilidades para o público que lotou o Centro Comunitário Arroio da Seca.
O público foi recepcionado pelos alunos das oficinas de violão, guitarra, violino, saxofone, bateria e teatro. As aulas de violão e guitarra tem na coordenação o professor Marcelo Garcia Fortes, com 18 alunos. A de instrumentos de sopro e teclado, além da Orquestra Jovem são orientados pelo professor Charles João Gregory, e conta com 20 alunos. Já a oficina de Violino é ministrada pela professora Cristine Vasconcelos, e tem 6 alunos no momento. Participaram também da apresentação os alunos de bateria, que tem como professor, Luiz Carlos Kohl da Rosa, com 7 integrantes.
Na sequência ocorreram as apresentações da oficina de Ballet, com o aprendizado em forma de atividades lúdicas e metodologia adequada a cada faixa etária. As alunas aprendem ballet de forma didática e divertida, unida à técnica necessária para seu aprendizado. Ministrada pela professora, bailarina e coreografa Taís Maia, a oficina conta com 21 alunas.
A segunda apresentação foi a oficina de Canto Coral. Um fator característico dessa oficina é a quantidade de tipos de vozes presentes. A modalidade mais conhecida é de quatro vozes (sopranos, contraltos, tenores e baixos). O Coral municipal tem como regente, Charles João Gregory, e possui 17 integrantes.
Em seguida houve a apresentação da oficina de gaita, nessa oficina, no total há 9 alunos, coordenados pelo professor Willian de Souza Farias. Nas aulas o aluno não aprende somente a tocar a gaita, mas também entende a sua essência, explora uma variedade de estilos musicais, além de melhorar a coordenação motora, ampliando o raciocínio e a concentração.
A quarta apresentação foi da oficina de patinação. Um esporte que combina leveza, graciosidade, técnica e expressão corporal, onde os praticantes deslizam sobre os patins realizando figuras, giros e saltos. Também requer equilíbrio e coordenação que estimula tanto o corpo como a mente. Com cerca de 60 alunos, as aulas são ministradas pelo professor Lucas Werle.
Seguindo o cronograma foi a vez da oficina de danças alemãs, que representa uma herança cultural valiosa, resgatando coreografia e ritmos dançados pelos alemães na Europa em séculos passados. Também é uma atividade física e mental extremamente saudável. E a oficina com mais participantes, em torno de 150 e tem como professor Evanilson de Moraes.
A sexta apresentação foi do Grupo de Teatro Façarte, que prestou uma homenagem especial às mulheres guerreiras do Rio Grande do Sul. Estas mulheres, verdadeiras heroínas da nossa terra, desempenharam papéis cruciais em momentos históricos de adversidade. As aulas de teatro tem como professora a diretora de teatro Iselda Pelison, e conta com 16 alunos.
Finalizando as apresentações, a Orquestra Jovem, que também participou das outras apresentações, ofereceu uma experiência musical rica e variada, trazendo muita alegria a todos.
A Associação Cultural de Imigrante foi fundada em 25 de julho de 1995, e tem como principal missão a promoção, preservação, difusão e desenvolvimento da cultura e a arte em suas mais diversas formas. Abrange as áreas que incluem música, dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura, com um enfoque especial nas ricas raízes culturais alemãs, italianas, gaúchas e de outras origens.
Com repasse de recursos mensais pela administração municipal, por meio de termo de fomento, a entidade conta com aproximadamente 240 alunos, divididas em dez oficinas ministradas por nove professores.
“Importante ressaltar a parceria com a Prefeitura Municipal de Imigrante. Essa colaboração tem sido fundamental para a continuidade de nossas atividades e o crescimento da cultura em nossa comunidade. Obrigado especial à prefeitura e aos secretários de cultura e educação. Expressamos nossa mais sincera gratidão a todos os presentes por seu apoio constante à Associação Cultural de Imigrante” destacou a presidente Sandra Maria Demari.
Ao término, todos os estudantes participaram da foto oficial e receberam um presente da Associação.
Fotos Cris Thomé
.
.
.
.