Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Em Imigrante a imunização ocorre no Centro de Saúde e na UBS Daltro Filho. Não é necessário realizar agendamento.
O adiamento da campanha nacional contra a poliomielite no Rio Grande do Sul, não significa que os municípios não tenham doses do imunizante para oferecer ao público-alvo. Em Imigrante a imunização ocorre no Centro de Saúde e na UBS Daltro Filho. Não é necessário realizar agendamento.
A imunização contra a pólio ocorre aos dois, quatro e seis meses com vacina injetável e um reforço, aos 15 meses e aos quatro anos, com a vacina oral, a gotinha. A campanha contra a doença, que provoca a paralisia infantil, busca imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo, que abrange cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS solicitou o adiamento da campanha em razão do estado de calamidade decorrente das enchentes. O MS aceitou o pedido, mas a área técnica do Programa Nacional de Imunizações ainda não indicou uma nova data para iniciar a campanha para os gaúchos.
O Brasil não registrava casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país voltou a ser classificado como área de alto risco para a reintrodução do vírus. Em 2022, 77% das crianças com menos de um ano receberam a dose da vacina. Em 2023, foram 83%.
O que é a poliomelite
Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença infecciosa causada pelo Poliovirus, que costuma viver no intestino, mas que pode atingir a corrente sanguínea e, em alguns casos, afetar o sistema nervoso central, causando paralisia dos membros, alterações motoras e podendo até causar a morte.
O vírus da poliomielite é transmitido de uma pessoa para outra, através do contato com secreções, como a saliva, mas também pode se transmitir pelo consumo de água ou alimentos contaminados, afetando mais frequentemente as crianças, principalmente se houver más condições de higiene.
Os sintomas de Poliomelite são: Febre baixa; Dor de cabeça ou dor no corpo; Fadiga ou mal-estar geral; Náuseas ou vômitos; Dor de garganta; Fraqueza muscular; Dor ou rigidez nos braços, ou nas pernas; e Prisão de ventre. Em alguns casos a pessoa pode desenvolver a forma grave e paralítica da doença, em que são destruídos neurônios do sistema nervoso central, causando paralisia dos membros, perda da força e dos reflexos.
Foto Divulgação
.
.
.
.