.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Domingo, 28 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretarias realizam diversas ações de prevenção na Semana PSE na Escola

O programa tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino


Secretarias realizam diversas ações de prevenção na Semana PSE na Escola

A Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, realizou nos dias 22, 23 e 24 de abril diversas ações do Programa Saúde na Escola – PSE.

As ações ocorreram para os alunos de 1º ao 9º ano das Emefs Arco Iris e Santo Antônio. Foram realizadas palestras, tendo como tema o Bullying. O Bullying é uma palavra de origem inglesa que designa atos de agressão e intimidações repetitivas contra um indivíduo que não é aceito por um grupo, geralmente na escola. 

Outras ações realizadas foram os exames oftalmológicos, atendendo a Lei Municipal 2.148 de 2017, que definiu o dia 07 de maio como Dia Municipal da Consciência e Cuidado Oftalmológico, o acompanhamento nutricional e odontológico dos alunos.

As ações foram desenvolvidas por profissionais da Secretaria da Saúde, Educação e parceiros. “O Programa Saúde na Escola é realizado durante todo o ano, mas é intensificado no mês de abril, quando realizamos a semana PSE. As ações são realizadas por diversos profissionais, com objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde, articuladas entre os setores da saúde e da educação, e tendo como foco a prevenção” destacou a secretária da Saúde Jóice Cristina Horst.

Outra ação adicionada neste ano foram os cuidados com a Dengue. Coordenada pela agente de edemias Sandra Massotti, teve como objetivo repassar informações importantes a cerca da prevenção de criadouros, bem como os cuidados e sintomas ao adquirirmos a Dengue.

O secretário da Educação Carlos Alexandre Lutterbeck destacou a parceria da ação realizada com a secretaria da Saúde. “Alunos saudáveis conseguem aprender e se desenvolver melhor. As ações com a secretaria da Saúde são muito importantes, pois focam na prevenção de diversas doenças, e aproximam alunos e as famílias dos profissionais de saúde”, considera o secretário.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação. O programa tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

Dessa forma, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros.

Fotos Divulgação 

122 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.