.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Saúde - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde e Educação realizam ação do TeAcolhe

O Programa Teacolhe, do Governo Estadual, exige a elaboração, por parte dos municípios, de políticas públicas para assegurar os direitos dos autistas.


Saúde e Educação realizam ação do TeAcolhe

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social e a Secretaria de Educação realizaram nesta semana mais uma ação do Programa TeAcolhe. Foram distribuídas e instaladas placas informativas “Estabelecimento amigo do Autista” em estabelecimentos públicos e privados do município. As placas de identificação informam a população sobre o atendimento preferencial à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, instituída pela Lei Municipal 2.493/2023.

A lei dispõe sobre a política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Além da colocação de placas, as profissionais explicaram sobre a lei e a identificação das pessoas com TEA.

“Todos os estabelecimentos serão visitados, mas caso haja algum estabelecimento que não receba a placa nos próximos dias, poderá realizar a retirada na UBS de Daltro Filho e no Cras, na Sede” citou a Secretária Jóice.

O Programa Teacolhe, do Governo Estadual, exige a elaboração, por parte dos municípios, de políticas públicas para assegurar os direitos dos autistas. Entre as ações já realizadas pelo município estão conversas e palestras com todos os familiares dos autistas e a formação de profissionais de saúde e de educação quanto ao atendimento de pacientes e alunos com TEA.

Outra atividade realizada pelos pacientes com laudo de TEA, e também por pacientes ainda em fase de avaliação, é a equoterapia (terapia que trabalha com os cavalos para potencializar diferentes áreas ou habilidades da pessoa). Esta terapia é realizada em Encantado. Já os atendimentos do TeAcolhe e CAS (Centro de Atendimento em Saúde) ocorrem em Bom Retiro do Sul. O município realiza o transporte destes pacientes semanalmente.

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

46 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.