Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O Programa Teacolhe, do Governo Estadual, exige a elaboração, por parte dos municípios, de políticas públicas para assegurar os direitos dos autistas.
A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social e a Secretaria de Educação realizaram nesta semana mais uma ação do Programa TeAcolhe. Foram distribuídas e instaladas placas informativas “Estabelecimento amigo do Autista” em estabelecimentos públicos e privados do município. As placas de identificação informam a população sobre o atendimento preferencial à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, instituída pela Lei Municipal 2.493/2023.
A lei dispõe sobre a política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Além da colocação de placas, as profissionais explicaram sobre a lei e a identificação das pessoas com TEA.
“Todos os estabelecimentos serão visitados, mas caso haja algum estabelecimento que não receba a placa nos próximos dias, poderá realizar a retirada na UBS de Daltro Filho e no Cras, na Sede” citou a Secretária Jóice.
O Programa Teacolhe, do Governo Estadual, exige a elaboração, por parte dos municípios, de políticas públicas para assegurar os direitos dos autistas. Entre as ações já realizadas pelo município estão conversas e palestras com todos os familiares dos autistas e a formação de profissionais de saúde e de educação quanto ao atendimento de pacientes e alunos com TEA.
Outra atividade realizada pelos pacientes com laudo de TEA, e também por pacientes ainda em fase de avaliação, é a equoterapia (terapia que trabalha com os cavalos para potencializar diferentes áreas ou habilidades da pessoa). Esta terapia é realizada em Encantado. Já os atendimentos do TeAcolhe e CAS (Centro de Atendimento em Saúde) ocorrem em Bom Retiro do Sul. O município realiza o transporte destes pacientes semanalmente.
.
.
.
.