.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Gabinete - Sábado, 27 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Betânia São Francisco poderá se tornar lar para idosos

Administração Municipal viabiliza a parceria, buscando dar nova vida ao local


Betânia São Francisco poderá se tornar lar para idosos

A Casa Betânia São Francisco, localizada ao lado da Igreja São João Batista, no bairro Daltro Filho poderá se tornar um lar para idosos. A Administração Municipal, através do prefeito Germano e a secretaria de saúde Joice, trabalha a mais de ano para viabilizar a parceria, que deverá dar nova vida ao local, de propriedade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida. A intenção dos sócios Max Gomes e Sabrina Hinnig é, primeiramente, tornar o prédio um lar para idosos. “Com o tempo, pretendemos ampliar para atendimentos de enfermagem, mas o foco sempre será a terceira idade”, relata Gomes. A reestruturação deverá iniciar nas próximas semanas, e o novo nome já foi escolhido: Sagrado Lar.

Conforme o cronograma estabelecido pelos novos mantenedores, a edificação passará por pintura, adequação elétrica, terá banheiros adaptados e rampa de acesso. Os detalhes foram passados em visita ao prefeito Germano Stevens, à secretária da Saúde e Assistência Social, Jóice Cristina Horst e ao secretário da Administração, Planejamento e Finanças, Edson Adilso Heck.

Fundada em 1949, a construção ocorreu sob a orientação dos Frades, e o terreno registrado em nome das Irmãs. “Ela ainda é uma casa para nossos encontros, para momentos de convivência, de confraternização, mas no momento, três irmãs residem lá”, conta a gestora da Congregação Franciscana de Nossa Senhora Aparecida, Ir. Iriete Ignez Lorenzzetti. “Algumas irmãs que atuam na congregação, estudaram e se formaram naquele local, então são frutos ali de Daltro Filho”, acrescenta.

A expectativa, conforme a Irmã Iriete, é que a casa possa ser ainda de referência para a comunidade local. “Nos alegramos com a proposta de fazer essa contribuição com as pessoas que deverão assumir o trabalho, com a prefeitura, que intermediou, que está ali presente, e que possamos beneficiar a comunidade, como sempre foi nosso interesse. A mudança, a transformação é sempre para um bem maior, e faz bem para todos quando a comunidade, as irmãs, a prefeitura se dão as mãos e transformam o espaço para o bem de todos. O espaço continua sendo de propriedade das Irmãs, porque queremos fazer parte dessa parceria, para proporcionar dignidade ao viver do próximo”, declarou a religiosa.

O prefeito Germano Stevens explica que a negociação vem de mais de ano. “Este prédio transformou a vida de muitas pessoas em Imigrante, já que primeiramente ele era voltado à educação. Um patrimônio desse vulto precisa ser preservado, e a melhor maneira de fazer isso é transformando o espaço, para que mais vida nele habite. Agradeço à Irmã Iriete, aos sócios Max e Sabrina e à secretária Jóice, pelo diálogo. Esperamos poder comemorar essa parceria nos próximos meses, pois ela beneficiará muito nossa comunidade”, disse o prefeito.

Conforme a secretária Jóice Cristina Horst, a Administração Municipal está se reunindo com Irmã Iriete e Sabrina para viabilizar a abertura de uma casa lar em Imigrante. “Trata-se de uma proposta da atual administração e estamos nos engajando para tornar esse sonho realidade. Hoje há aproximadamente 20 idosos imigrantenses instucionalizados em municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo. O vínculo com a família por motivo da distância muitas vezes impossibilita de realizar visitas com maior frequência. Atuaremos em parceria com a casa lar e proporcionando esclarecimentos para os familiares a fim de estreitar a distância e oferecer cuidado humanizado para nossa população que atualmente contabiliza 30% de idosos acima dos 60 anos.”

Fotos de Carlos Eduardo Schneider

266 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.